Plataforma de Comunicação Digital

JustiçaPolícia

Julgados por criarem site falso de banco e desviarem dinheiro





Um grupo de seis pessoas acusadas de criar um site falso de um banco e de enviar e-mails aos seus clientes para obter dados pessoais e movimentar as suas contas começa a ser julgado segunda-feira, no Porto.

Segundo a acusação do Ministério Público, a que a Lusa teve acesso, três destes arguidos criaram uma página de Internet em tudo semelhante à de um banco e, a partir dela, enviaram e-mails aos clientes da instituição, pedindo para atualizar os dados de ‘homebanking’ para os conseguir obter e, assim, movimentar as contas online.

Entre oito de janeiro e três de fevereiro de 2016, esses suspeitos conseguiram desviar 96 mil euros de 16 contas bancárias de clientes de Aveiro, Guimarães, Olhão, Lisboa e Porto, refere.

Já os outros três arguidos cederam as suas contas próprias para receberem o dinheiro desviado.
Dos seis arguidos, estão três homens – dois deles em prisão preventiva (medida de coação mais gravosa) e um em liberdade – acusados de 16 crimes de acesso ilegítimo, 76 crimes de falsidade informática e 72 crimes de burla informática, e três mulheres indiciadas por auxílio material.

“Enriqueceram sem autorização e contra a vontade dos ofendidos”, sustenta a acusação.

O início do julgamento está agendado para segunda-feira, às 09:30, no Tribunal São João Novo, no Porto.

fonte: jn.pt


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial