Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoEventos

Porto recebe o maior evento internacional sobre a água





São 900 os inscritos para o ‘Porto Water Innovation Week’, entre cientistas, especialistas de todas as áreas e consultores, provenientes de 60 países. No centro do debate estará a situação deste elemento essencial da vida, nas suas múltiplas utilizações

É já a partir do próximo dia 24 de setembro que o Centro de Congressos da Alfândega do Porto vai acolher o maior evento sobre a água jamais realizado em Portugal.
A ‘Porto Water Innovation Week’ (PWIW) vai reunir 900 pessoas, entre cientistas, especialistas de todas as áreas e consultores, provenientes de 60 países dos cinco continentes, e ainda quase uma centena de empresas do setor da água.
A PWIW apresenta-se como “um evento internacional que fará da cidade do Porto a capital europeia da água e inovação, entre os próximos dias 24 e 30 de setembro”, informa uma nota divulgada pela organização, composta pela Câmara do Porto (através da empresa municipal Águas do Porto), Águas de Portugal, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água.
Entre os inscritos há representantes que “surpreendem”, como são os casos do Butão, Irão, Iraque, Mali, Nepal ou Togo. “Esta diversidade significa que tanto o presente como o futuro do elemento água constituem preocupação transversal do nosso Mundo, pelo que é determinante debater o tema do ponto de vista das diferentes áreas do conhecimento, sendo todas elas relevantes”, refere a mesma nota.
O evento será dividido em quatro grandes momentos: a ‘EIP Water Conference’, a ‘Mayors&Water Conference’, ambas com a chancela da Comissão Europeia, o ‘Water Innovation Lab Europe’, idealizado pela empresa canadiana Waterlution, e a “Water & People”, que será transversal a todos os momentos. “É nesta diversificada temática que os líderes de opinião mundiais da fileira da água e inovação no setor farão o ponto de situação do elemento essencial da vida que é a água nas suas múltiplas utilizações”, explica ainda a organização.




A água nas áreas científica e empresarial
A ‘EIP Water Conference 2017’, promovida pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIPWater), realiza-se nos dias 27 e 28, sendo esta a quarta edição da conferência internacional. “Aqui serão debatidas as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor, sempre com o duplo objetivo de derrubar as barreiras à inovação e de criar oportunidades de negócio. Há, portanto, um grande enfoque nas áreas científicas e empresariais”, explica a organização.
Realizada a 29 de setembro, a conferência ‘Mayors & Water Conference 2017’ vai focar-se na Agenda Urbana para a Água 2030 (AUA20130) e na demonstração de casos de estudo sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão da água nas cidades. Será também a oportunidade para que as cidades, através dos seus decisores políticos, assinem a «Declaração do Porto para a AUA20130», em que se comprometem a apoiar o processo de cooperação entre as cidades e a Comissão Europeia no desenvolvimento da referida agenda.
Para os mais jovens, entre os 18 e os 35 anos, foi pensado o ‘Water Innovation Lab Europe Porto 2017’, que ocupará toda a semana de 24 a 29 e destina-se a reproduzir um ambiente “laboratorial” propício à colaboração entre jovens líderes, mentores e facilitadores de ideias, “pelo que constituirá de certeza uma experiência única e inesquecível de aprendizagem intergeracional e intersetorial para todas as dezenas de participantes”, garante a organização.
Para um envolvimento da população em geral neste tema da sustentabilidade das cidades, no que diz respeito aos recursos hídricos, foi idealizada a ação ‘Water & People’, que ira decorrer de forma transversal a todos os eventos da PWIW. A organização elaborou, por isso, várias ações de animação de rua e artes performativas, que terão lugar entre 27 e 30 de setembro. Esta iniciativa culmina com a quarta edição do Aquaporto 2017, o tradicional festival da água promovido anualmente pela Águas do Porto desde 2014, no Parque da Cidade, e que desta vez acontece nos dias 29 e 30 de setembro.

Segundo a organização do PWIW, todas as iniciativas são gratuitas, mas de inscrição obrigatória, à exceção do Innovation Dinner e do Water Innovation Lab Europe Porto 2017. Durante o evento, decorrerá uma grande exposição de empresas da fileira da água, que contará com a presença de cerca de 100 expositores provenientes de vários países.
Mais informações no site: http://portowaterinnovationweek.eu/


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial