Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Porto pretende ter mais restaurantes para sem-abrigo

O presidente da Câmara do Porto disse hoje que quer ter “pelo menos dois, se não três” restaurantes solidários para sem-abrigo, apontando a Boavista e o Campo 24 de Agosto como as localizações a juntar ao equipamento da Batalha.

Na reunião camarária de hoje, em que foi aprovado aumentar de 50 mil para 60 mil euros o apoio municipal ao restaurante solidário criado em 2016 na zona da Batalha, o independente Rui Moreira explicou que tem sido “extraordinariamente difícil encontrar um espaço” para replicar a experiência na rua Júlio Dinis, zona da Boavista, apesar das “várias diligências desenvolvidas” nesse sentido.

O autarca acrescentou que o seu objetivo é “ter pelo menos dois, se não três” espaços que sirvam refeições diárias aos sem-abrigo e o vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, revelou que pretende apresentar “dentro de dois ou três meses, no máximo, o resultado” do trabalho que está a desenvolver nesse sentido.

Fernando Paulo acrescentou que o Centro de Emergência para acolhimento imediato de sem-abrigo abriu a 01 de setembro no hospital Joaquim Urbano, acolhendo atualmente 16 utentes “sete dias por semana”.

“É a partir desta parceria com o hospital Joaquim Urbano que esperamos alargar os restaurantes solidários”, adiantou o vereador.

Com a aprovação da proposta hoje votada, a Câmara aumenta em 10 mil euros o montante máximo do apoio dos próximos 12 meses ao restaurante para sem-abrigo da zona da Batalha, através da Associação CASA – Centro de Apoio aos Sem-abrigo, a entidade que “assegura a gestão diária do restaurante, incluindo toda a logística” e “articulação com todos os parceiros”.

Na proposta, descreve-se que, durante o primeiro ano de funcionamento, o restaurante garantiu “o fornecimento de uma média de 170 refeições diárias”.

O restaurante solidário fez parte de um dos objetivos do programa Porto de Abrigo, um “contributo do município do Porto para a Estratégia Local de Integração de Pessoas em Situação de Sem Abrigo”, descreve o documento.

A 8 de julho de 2016, a autarquia assinou os protocolos com instituições do concelho para o arranque “imediato” do programa municipal de apoio a sem-abrigo, indicando que os restaurantes ou cantinas solidárias – primeira das quatro vertentes do “Porto de Abrigo” – abririam naquele mês para substituir a distribuição de comida na rua feita nas zonas da Batalha e de São Bento.

Na altura, o então vereador da Ação Social, o socialista Manuel Pizarro, estimava que seriam servidas “todas as noites”, naquele restaurante, “entre 80 a 100” refeições, frisando tratar-se “apenas um ponto de partida”.

O programa analisado em reunião camarária, a que a Lusa teve então acesso, indicava existirem “cerca de 120 pessoas a viver com caráter mais ou menos permanente” nas ruas do Porto.

Os documentos indicavam também o trabalho do Núcleo de Planeamento e Intervenção nos Sem Abrigo (NPISA) do Porto (coordenado pelo Centro Distrital de Segurança Social), que a Câmara queria complementar e que abrangia, em 2015, mais de 700 pessoas.

Manuel Pizarro previa, na ocasião, a “criação de uma rede de Restaurantes Solidários em quatro pontos estratégicos”, para “substituir a distribuição de comida no espaço público” e a entrada em funcionamento uma equipa multidisciplinar para reforçar “as intervenções ao nível da sinalização, encaminhamento e acompanhamento em situações de emergência”.

A Câmara previa, também, criar um centro de acolhimento imediato (de emergência) com capacidade para 25 a 30 lugares, “numa das enfermarias do hospital Joaquim Urbano”, que estava em fase de desativação”, bem como avançar com um “programa de alojamento de longa duração”

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial