Plataforma de Comunicação Digital

Sem categoria

Hospital Santo António obrigado a fechar 16 salas do bloco operatório devido a incêndio

Hospital Santo António obrigado a fechar 16 salas do bloco operatório devido a incêndio

Dezaseis salas do bloco operatório do Hospital Santo António, no Porto, foram encerradas na última madrugada, depois de terem sido afectadas por um incêndio que teve origem na zona das máquinas, área técnica exterior ao hospital. Não houve feridos, mas as cirurgias que requerem o aquecimento corporal dos pacientes serão adiadas e substituídas por pequenas cirurgias, que podem ser realizadas sem recurso a controlo térmico.

As chamas, que começaram numa caldeira de água quente, foram provocadas por óleo usado como combustível. Em declarações à Lusa, fonte daquele hospital referiu que do fogo resultou um “derrame de líquido termofluido que danificou as bombas circuladoras”.

A notícia avançada pelo Jornal de Notícias detalha que o alerta foi recebido no Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto às 23h34.

O hospital pretende regularizar o problema no sistema de aquecimento dos blocos até ao final da tarde desta terça-feira. Se tal não for possível, serão usados aparelhos convencionais de aquecimento a óleo.

O incêndio provocou apenas prejuízos materiais na casa das máquinas e no aquecimento de parte do hospital. No total foram mobilizados 17 operacionais, apoiados por quatro viaturas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial