Emanuel Santos, o escultor que andou nas bocas do mundo graças ao busto de Cristiano Ronaldo, foi desafiado a criar um novo busto do português, explicando também o impacto das críticas de que foi alvo.
O famoso busto de Cristiano Ronaldo no Aeroporto da Madeira andou nas bocas do mundo em março do ano passado, sendo alvo de críticas e muitas piadas nas redes sociais e até na imprensa internacional. Emanuel Santos, o escultor responsável pela obra, foi desafiado a criar um novo busto do português, explicando também o impacto das críticas na sua família e na sua vida.
Não escondendo as lágrimas, Emanuel Santos confessa que é um assunto “difícil de abordar”, mas admite que abordou o desafio como uma rampa de lançamento para a carreira. O feedback de Ronaldo, garante, foi sempre positivo, tirando um reparo do português.
“O Ronaldo, através de mensagens que o irmão me mostrou no seu telemóvel, referiu que as rugas nos olhos [do busto] estavam um bocado salientes e que as podia alisar. Como sabem, Ronaldo é vaidoso e gosta de estar sempre bem arranjado. Mas pronto, foi apenas um pormenor”, garantiu, em entrevista ao canal B/R Football.
Apesar da satisfação inicial, os comentários e o feedback negativo nacional e internacional afetaram muito o escultor. “Não fazia ideia que ia ser assim. Foi tudo de repente. Apenas acho que foi injusto, se não ficou 100 por cento ou não… As pessoas têm de entender que a arte não é uma ciência exata”, defendeu.
Desafiado pelo canal britânico a esculpir um novo busto do português, Emanuel Santos revelou a nova obra com orgulho.
A year ago today, Emanuel Santos’ Cristiano Ronaldo bust was unveiled. The world laughed at him.
We challenged him to try again. He accepted. pic.twitter.com/TLV1iJv1MN
— B/R Football (@brfootball) March 29, 2018