Plataforma de Comunicação Digital

Eventos

Fica a saber o que vai acontecer na Porto Street Stage

Amanhã, na Baixa do Porto, entram em ação os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC). Saiba tudo o que vai acontecer no âmbito da Street Race do Rally de Portugal. Ao longo do percurso espera-se uma imensa moldura humana, entre espaços de acesso livre e bancadas cheias: as dos Aliados estão esgotadas, restando apenas bilhetes para a bancada na Cordoaria (junto a um dos saltos da prova). Ingressos à venda online e em vários espaços.
Quando já faltam menos de 24 horas para os melhores pilotos do mundo de ralis regressarem ao centro da cidade e cumprirem o percurso cronometrado desenhado entre a Sé e a Cordoaria, é altura de recordar tudo que vai acontecer ao longo da tarde da sexta-feira, 18 de maio.
Apesar de o fecho da pista acontecer logo ao início da manhã, para uma primeira inspeção de segurança, o programa oficial da Porto Street Stage apenas terá início às 12,44 horas, altura em que todos os 88 concorrentes inscritos no Rally de Portugal iniciarão os obrigatórios reconhecimentos ao percurso.
Cada equipa terá oportunidade de completar duas voltas ao traçado no carro de prova, numa espécie de teste em que a velocidade máxima estará limitada aos 60/km/h. Qualquer infração a esta regra poderá resultar numa penalização importa pela organização da prova.
Por força desta imposição, os reconhecimentos vão prolongar-se por cerca de três horas, estimando-se que a última equipa abandone a pista pelas 15,45 horas.
Entre as 15,50 e as 16,40 horas, o ritmo será já bastante mais elevado, uma vez em pista vão estar dois antigos campeões nacionais de rali, ambos da cidade do Porto: Fernando Peres e Pedro Matos Chaves.
Cada um ao volante de um Mitsubishi Lancer da equipa Peres Competições, os dois pilotos vão “passear” alguns convidados pelo traçado de 1.950 metros, naquele que constituirá o primeiro teste a “sério” ao circuito.
Pelas 16,45 horas será a vez dos Clássicos Desportivos fazerem o seu reconhecimento ao traçado da Porto Street Stage. Ao contrário dos WRC, o reconhecimento será feito em grupo e de uma só vez.
Antes da primeira de duas passagens cronometradas que serão realizadas pelos concorrentes da prova de Clássicos Desportivos, Fernando Peres e Pedro Matos Chaves regressarão à pista para mais uma curta sessão de co-drives, entre as 17,05 e as 17,30 horas.
A partir desta altura, a pista terá de ficar desimpedida e já com todos os postos de segurança e meios de socorro operacionais. Se tudo correr como planeado, os delegados da Federação Internacional do Automóvel (FIA) iniciarão às 18,45 horas a derradeira inspeção à classificativa.
Depois, é só esperar mais alguns minutos até que o primeiro concorrente do Campeonato do Mundo de Ralis inicie a sua prova. Será, exatamente, às 19,03 horas.
Tal como há dois anos, todas as equipas que se apresentem à partida cumprirão duas passagens pelo percurso da Porto Street Stage, estimando-se que o último concorrente termine a sua prova pelas 22,15 horas.
A RTP vai transmitir a Porto Street Stage em direto a partir das 19 horas. Ao longo da pista, existirão oito ecrãs onde o público poderá acompanhar o desenrolar de toda a ação.
Programa da Porto Street Stage | Sexta-feira, 18 de maio
07h00: Fecho da pista
12h44: Reconhecimentos WRC (1.ª passagem)
12h55/15h45: Reconhecimentos WRC (2.ª passagem)
15h50/16h40: Co-drives
16h45/17h00: Reconhecimento Clássicos Desportivos
17h05/17h30: Co-drives
17h35: Prova de Clássicos Desportivos (1.ª passagem)
17h50: Prova de Clássicos desportivos (2.ª passagem)
19h03: SS8 — Porto Street Stage 1
19h28: SS9 — Porto Street Stage 2
22h15: Final (previsão)
PLANO DE MOBILIDADE
Com as ruas da prova (pista) fechadas ao trânsito desde o início da manhã, recomenda-se ao público o uso dos transportes públicos.
Com efeito, a realização da Street Stage implica a criação de zonas de acesso condicionado e alterações à circulação do trânsito, medidas que são acompanhadas com o reforço das operações dos transportes públicos – MetroCP e STCP.
Todos os condicionamentos, alterações à circulação e paragens dos autocarros da STC podem ser consultados neste mapa.
Os condicionamentos de trânsito podem também ser conhecidos ao detalhe no portal do Porto.Faz-se notar que algumas medidas entram em vigor nesta quinta-feira à noite.
Atendendo ao facto de a prova impor áreas de circulação pedonal interdita, e de modo a se garantir a segurança de todos os cidadãos, foi concebido um mapa em que se informa sobre os percursos pedonais possíveis nas zonas por onde passa a Street Stage. Este mapa está nas ruas/espaços públicos que recebem a prova, podendo também ser consultado aqui.
Estas medidas fazem parte de um plano abrangente de mobilidade e segurança.
ÚLTIMOS BILHETES
Restam poucos e apenas para a Bancada D, montada no Largo do Amor de Perdição, junto à Cordoaria, um local novo e privilegiado – aqui está um dos saltos da prova de rali.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL e nos locais habituais, nomeadamente, lojas FNAC, Worten, Sportzone, El Corte Ingles, CTT, Pousadas da Juventude; no Teatro Municipal do Rivoli, no edifício-sede da PortoLazer; e nas bilheteiras instaladas na Avenida dos Aliados (placa inferior) e no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria).
+Info:
Linha Direta: 936780291 e 936780273
Email: rally@cm-porto.pt
Atendimento presencial: espaço no Gabinete do Munícipe
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial