Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

▶️Vídeo: Porto é destaque do jornal espanhol El País

“Cidade de colinas, azulejos, igrejas, padarias, lojas de vinho, pontes e turistas (principalmente espanhóis), o Porto funde o moderno e o antigo.” É assim que começa um texto dedicado à cidade invicta na edição desta segunda-feira do jornal espanhol El País .

Numa viagem pelas ruas, ruelas, monumentos e gastronomia o diário faz uma ode à “cidade maravilhosa, em que se pode sair de um cemitério com um ramo de flores na mãe e um sorriso.” Mérito de uma das floristas que vende à porta do cemitério Prado do Repouso, que conquistou o jornalista que por lá acabou o tour que encetou pela cidade.

El País elogia não só a beleza da cidade, expressa na cor do rio Douro, nos azulejos vermelhos, verdes, amarelos, azuis e cinzas que pintam paredes e chão, nas telhas dos edifícios históricos – como a Livraria Lello, que mereceu uma visita – mas também a “civilidade portuguesa” pela falta “de grafittis” nas fachadas e de “excrementos” no chão.

O passeio pelo casario abre o apetite, e o El País não deixou de experimentar alguma das iguarias típicas do Porto. As tripas à moda do Porto, bacalhau, pernil e a internacional francesinha são pitéus mencionados no artigo que faz questão de alertar “os mais sensíveis” para o excesso de calorias que podem estar escondidos nestes pratos.

“Se comer uma francesinha, recomenda-se queimar calorias a subir ao topo da Torre dos Clérigos. Depois de subir cerca de 200 degraus, a cidade revela-se” como “um panorama de cartão postal”.

O artigo menciona ainda que não se pode deixar de beber um café no Majestic, nem um vinho do Porto. E para conhecer melhor a história de Portugal, o El País sugere uma visita “ao pouco conhecido Museu Militar (Rua do Heroísmo), antiga sede da PIDE, a polícia secreta de Salazar.” Afinal, o Porto é muito mais do que apenas uma cidade bonita.

O Porto e o turismo espanhol

O Porto e Norte de Portugal foi o destino de férias preferido dos portugueses durante 2017 e o segundo destino eleito pelos espanhóis, que compraram 473,7 mil dormidas na hotelaria do Porto e Norte, segundo dados compilados pelo Instituto Nacional de Estatística, analisados a nível regional pela entidade regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

artigo DN: https://www.dn.pt/cidades/interior/porto-e-destaque-desta-segunda-feira-do-espanhol-el-pais-9537452.html

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial