Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Sem-abrigo morre na Praça dos Poveiros

Há já vários anos que moradores e comerciantes alertam as autoridades para a “degradação humana” que existe na Praça dos Poveiros, em plena Baixa portuense.

Uma dezena de pessoas sem-abrigo habitam a praça, dormem nos acessos ao parque de estacionamento subterrâneo, tomam banho e lavam a roupa no chafariz da praça em frente de todos, moradores e turistas.

O abandono social acabou por ser fatal na tarde de sábado para Joaquim David, de 47 anos, que, doente, sucumbiu e tombou perante os olhares incrédulos de toda a gente.

Os amigos quase que estavam à espera do dramático desfecho. No domingo, sentados num dos muros da praça lamentavam o sucedido e não conseguiam sequer olhar para o local onde o companheiro perdeu a vida.

“Ele estava num estado de desânimo e acho que se deixou ir”, conta o amigo José Gomes. Dia sim, dia não, os sem-abrigo da praça recebem o apoio dos Serviços de Assistência de Organizações de Maria (SAOM). Umas vezes Joaquim “aceitava ajuda, outras vezes não”. O mesmo acontecia com a família. Joaquim, dizem os amigos, tinha um irmão, mas o convívio nem sempre terá sido fácil.

Há dois anos, Joaquim foi operado a um cancro na garganta. Saiu do hospital, veio para a praça e nem sempre, asseguram os companheiros de rua, seguiu os tratamentos. Na traqueostomia foi-lhe feita uma abertura na parede da traqueia e instalado um tubo de plástico para poder respirar. “Há dois dias perdeu o tubo. Para mim, ficou com dificuldades em respirar”, acrescenta Carlos Gomes, amigo de Joaquim.

O artigo completo pode ser lido no Jornal de Notícias.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial