A Casa da Música dá acesso gratuito a ensaios abertos, palestras, visitas guiadas, instalações, dança, cinema e espetáculos para famílias, entre 16 e 20 de janeiro.
O programa Casa Aberta, que pretende ser “um convite para que todos venham conhecer a Casa da Música mais de perto”, tem entre as novidades uma “Noite Especial Non-Stop” com concertos, atuações de DJ e outros atrativos até ao amanhecer.
Visitas guiadas
As visitas guiadas permitem descobrir a Casa da Música nas suas diversas vertentes. Durante cerca de uma hora (10h, 11h, 15h, 16h e 17h) e sob a orientação de um guia, pode-se ficar a conhecer o edifício projetado por Rem Koolhaas, passando pelos detalhes arquitetónicos, as múltiplas funcionalidades da Casa e ainda a programação artística.
Cinema
Num ciclo diário com curadoria do Cineclube do Porto, a temática da programação deste ano da Casa da Música – “Novo Mundo” – absorve-se em filmes de Marcel Camus, Jim Jarmusch, Wim Wenders, Sergei Eisenstein e Werner Herzog. São obras de grande riqueza estética que revelam culturas diferentes e em que a música tem um papel preponderante.
Dança
O foyer da bilheteira é invadido por várias danças e ritmos do continente americano.
Palestras
O desafio é para ficar a saber mais sobre os compositores e as suas criações artísticas, como funciona uma orquestra e que segredos escondem as partituras. Com palestras que antecedem os ensaios abertos ou os concertos e a palestra especial de abertura do ano “Novo Mundo”, a Casa da Música oferece viagens fascinantes por sonoridades que atravessam o continente americano de Norte a Sul.
Ensaios abertos
Além de poder observar de perto o quotidiano dos instrumentistas que integram os agrupamentos residentes da Casa da Música, os ensaios abertos permitem perceber o funcionamento de uma orquestra, um coro, um ensemble de música contemporânea ou um espetáculo do Serviço Educativo. Como se prepara uma obra para um concerto? O que faz o maestro à frente de uma orquestra ou de um coro? Que desafios encerram as partituras?
Instalações
As diversas instalações espalhadas pelo edifício partem do mote do “Novo Mundo” e permitem viajar por diversos ambientes sonoros e visuais, passando pelos povos indígenas das Américas, pelo saloon do Oeste Americano até às fronteiras do cosmos.
Concertos imersivos
A Casa da Música disponibiliza, pela primeira vez em Portugal, uma experiência imersiva a quem assistir aos ensaios abertos da Sinfónica e do Remix Ensemble, nos dias 18 e 19 de Janeiro, através da aplicação ONSTAGE. Enquanto se assiste à interpretação das obras ao vivo, pode-se ver, através do smartphone, vídeos close-up de vários pontos do palco, bem como consultar as notas de programa, as biografias e outros dados do concerto.
Veja uma panorâmica da programação Casa Aberta ou consulte detalhadamente cada evento
fonte: porto.pt