Plataforma de Comunicação Digital

DesportoFC PORTOFutebol

RISCO ELEVADO: PSP preocupada com deslocação de adeptos do Benfica à cidade do Porto

Ao contrário dos últimos anos, em que o comboio tem sido o meio de transporte preferido para a deslocação ao Porto, a maior parte dos cerca de 2.500 adeptos do Benfica vai chegar em viaturas próprias e em autocarros ao estádio do Dragão, palco do encontro da 24.ª jornada da I Liga.

Sem precisar o número de efetivos destacados para garantir a segurança em torno do jogo de sábado, o subintendente Cardoso da Silva, comandante de policiamento da PSP, garantiu que “estão previstos os adequados e com capacidade para reagir a qualquer circunstância”.

“O acompanhamento dos adeptos do Benfica é a única variante diferente em relação aos últimos clássicos”, referiu o Cardoso da Silva, acrescentando que a PSP irá “avaliar, reagir e dar resposta com os meios envolvidos a qualquer fenómeno”.

O esquema de segurança montado pela PSP prevê a concentração de adeptos do Benfica junto ao Parque de Bonjóia, de onde serão encaminhados até ao Dragão, que abrirá as portas pelas 18:30, duas horas antes do inicio do ‘clássico’.

O subintendente, que falava durante uma conferência de imprensa no eifício do Aljube, apontou que os adeptos do Benfica constituirão apenas 5% dos espetadores previstos para o Dragão e que os restantes 95% irão merecer igual preocupação.

A PSP irá garantir o “acompanhamento, apoio e assegurar informação” a todos os que se deslocarem ao Dragão e apelou à “tolerância e ao ‘fair-play’ dos adeptos para que desta forma se possam diminuir os focos de tensão”.

A exemplo dos esquemas de segurança montados para jogos considerados de alto risco, a PSP recomenda a deslocação em transporte público, evitar chegar em cima da hora de jogo e com artefactos proibidos e ainda, no caso dos adeptos do Benfica, não ostentar símbolos do clube em zonas não policiadas.

A PSP, ainda de acordo com o subintendente Cardoso da Silva, irá assegurar uma “vigilância de proximidade e apoio, para que tudo corra no quadro de tranquilidade desejado”, e irá avaliar constantemente os riscos no terreno, adaptando, ajustando e intervindo sempre que tal o exigir.

Cardoso da Silva deixa ainda alguns conselhos aos adeptos que se vão deslocar até ao Estádio do Dragão, em resposta ao comunicado da Liga, que exigiu um tratamento adequado aos adeptos que se deslocam aos estádios, de forma a que possam assitir à totalidade da partida:

“Deixo o apelo para que as pessoas venham cedo. Haverá o habitual condicionamento do trânsito. Há um janela temporal de duas horas para se entrar no estádio. Se todo chegam a 15 minutos, é normal que haja fila, porque há procedimentos a respeitar”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial