Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoMatosinhosTransportes

Nova ligação expresso entre Leça do Balio e a Trindade

A nova linha de transportes públicos de Matosinhos entre a estação de Metro da Trindade, no Porto, e o centro empresarial Lionesa, em Leça do Balio, inaugurada hoje, vai servir mais de dez mil pessoas.

A linha 128 servirá toda a área empresarial situada à margem da Via Norte, nomeadamente os mais de oito mil trabalhadores da EFACEC, do Super Bock Group e das empresas localizadas na Lionesa, para além dos habitantes daquela parte do concelho, os quais não têm atualmente qualquer alternativa ao uso de transporte individual, explicou o vereador dos Transportes e da Mobilidade da Câmara Municipal de Matosinhos, José Pedro Rodrigues.

Há mais de 20 anos que esta linha estava desativada, frisou, acrescentando que a partir de hoje as pessoas ganham uma alternativa que era “tão necessária” ao uso do carro.

A operação contará com 35 viagens diárias nos dias úteis, com uma frequência de 30 minutos, sendo as principais estruturas empresariais da zona servidas por paragens nas imediações, a poente e nascente da Via Norte, explicou.

José Pedro Rodrigues frisou que a linha estará integrada no sistema Andante, permitindo, assim, beneficiar de todas as condições do passe único.

Integrada no processo de renovação e requalificação da rede de transportes públicos de Matosinhos, a criação da linha 128 assegurará um serviço de transporte público que garante rebatimentos com a rede ferroviária, na Estação de São Bento, com todas as linhas de metro e com várias linhas rodoviárias diurnas e noturnas na zona da Trindade, salientou.

Este serviço será efetuado pela sociedade de transportes ViaMove, a operadora do concelho, até à entrada em vigor da nova rede de transportes públicos metropolitanos a contratar pela Área Metropolitana do Porto, transitando depois para o novo operador.

O vereador considerou que a reativação desta linha é um “sinal importante” da recuperação do transporte público no concelho e era uma “necessidade” para responder às necessidades de mobilidade pendular entre casa e trabalho.

A ViaMove começou a atuar em Matosinhos a 01 de janeiro, mas só vai estar em “pleno funcionamento” em maio, revelou José Pedro Rodrigues.

Esta empresa, detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende, substituiu a operadora Resende, cuja concessão terminou em dezembro de 2018 por ser alvo de críticas por má qualidade dos veículos, relatos de sucessivos atrasos ou falhas de carreiras.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial