Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoJustiçaPortuenses

Prisão preventiva para dois suspeitos de atear incêndio em prédio do Porto

Dois de três suspeitos de atear incêndio em prédio do Porto em prisão preventiva

Dois dos três homens suspeitos de prática de crimes de incêndio urbano agravado, homicídio e coação agravada, ocorridos a 02 de março na baixa do Porto, ficaram esta segunda-feira em prisão preventiva, segundo decisão do Tribunal de Instrução Criminal.

Na passada sexta-feira, a PJ esclareceu que os detidos, com idades entre os 20 e 40 anos, serão responsáveis por dois incêndios, que atearam com recurso a um produto acelerante de combustão, em duas datas distintas, tendo o segundo – ocorrido a 02 de março – “assumido proporções muito graves que vieram a provocar a morte de um dos residentes”.

“Na madrugada do dia 02 de março, os detidos terão provocado a ignição, em três pontos distintos das escadas, painéis e suportes em madeira de acesso ao terceiro andar do prédio, onde vivia uma octogenária com os seus filhos, vindo a provocar a morte de um deles”, refere.

Acrescenta que “dias antes, os mesmos autores já teriam provocado uma ignição no mesmo prédio, contudo esta não teve desenvolvimento, por razões alheias à sua vontade”.

Além da morte do inquilino e de ferimentos e intoxicação por inalação de fumo em vizinhos, a residência ficou destruída e a estrutura do edifício, à data em trabalhos de requalificação, ficou seriamente danificada.

“Não fora a pronta intervenção dos Bombeiros Sapadores do Porto, poderia ter provocado a destruição dos prédios confinantes, de natureza comercial e habitacional”, sublinhou a PJ.

Desde a data dos factos e após “inúmeras diligências de investigação, que incluíram várias inspeções realizadas por peritos de incêndios”, a Polícia Judiciária “coligiu matéria probatória que conduziu às detenções, buscas e apreensão de diversos bens e equipamentos relacionados com estes factos”.

Dos três detidos, dois deles já têm antecedentes criminais.

O incêndio que provocou uma morte deflagrou cerca 04:30 da manhã, num prédio de quatro andares da Rua Alexandre Braga, e provocou ainda cinco feridos.

Por LUSA

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial