Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTransportes

Crianças até aos 12 anos podem pedir Andante gratuito nas escolas ou municípios

As crianças até aos 12 anos que ainda não possuam um passe Andante vão poder solicitar a emissão daquele título de transporte gratuito a partir do final de agosto nas escolas ou municípios da Área Metropolitana do Porto.

As crianças até aos 12 anos que ainda não possuam um passe Andante podem solicitar a emissão do título de transporte “Sub13” a partir do final de agosto, informa hoje a Área Metropolitana do Porto (AMP). Complementarmente, recorde-se que o Município do Porto decidiu estender a medida até aos 15 anos, tendo, para o efeito, lançado o passe “Porto.13-15”, que já pode ser solicitado em todas as escolas do concelho.

Na cidade do Porto, as crianças e jovens que ainda não têm Andante podem requerer o “Sub13” nos mesmos agrupamentos e escolas que já disponibilizam a adesão ao passe “Porto.13-15”. Após emissão do título “Sub13”, num prazo máximo de 60 dias, este será enviado para a escola que detém o registo da matrícula para o ano 2019/20, onde deverá ser levantado.

Os alunos de outras escolas fora do concelho, mas com morada fiscal no Município do Porto, podem requerer o “Sub13” no Gabinete do Munícipe, mediante o preenchimento do formulário disponível e apresentação do comprovativo de morada fiscal. Após emissão do cartão, o mesmo será enviado para casa, no prazo máximo de 60 dias.

O Sub13 tem um custo de emissão de 6 euros, que tem de ser pago no momento da requisição. Até ao dia 31 de outubro, os formulários ficarão disponíveis no Gabinete do Munícipe.
Na cidade do Porto, Executivo e Assembleia Municipal decidiram ir além do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), com a extensão da gratuitidade na faixa etária dos 13 aos 15 anos.

Assim nasceu o título “Porto.13-15”, que desde o início deste mês de julho pode ser solicitado em todas as escolas do Município, públicas ou privadas, e ainda no Gabinete do Munícipe.

Contribuir para o aumento da procura do transporte público, numa franja da população propensa à adoção de novos hábitos de mobilidade, constitui a principal razão por detrás do investimento de cerca de 1 milhão de euros, assumido integralmente pela Câmara do Porto.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial