Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPolícia

Menores internados agridem seguranças em centro educativo no Porto

Incidentes envolvendo menores internados no Centro Educativo de Santo António, no Porto, incluíram “agressões graves”, segundo um sindicato, e uma “tentativa de agressão”, na versão dos Serviços Prisionais, que admitem que dois seguranças necessitaram de tratamento.

O presidente do Sindicato dos Técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (SinDGRSP), Mário Barroco de Melo, disse à agência Lusa que o incidente ocorreu na noite de quarta-feira e princípio da madrugada de hoje numa das duas unidades do Centro Educativo de Santo António – que acolhe delinquentes de menor idade em regime fechado – numa altura em que deviam estar de serviço duas vigilantes, mas só se encontrava uma, por escassez de pessoal.

A vigilante da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais nada sofreu, mas dois funcionários da segurança privada que ali presta serviço e que foram chamados a intervir sofreram agressões “graves”, ainda segundo o dirigente sindical.

Na versão oficial da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, um dos 20 jovens que se encontram internados no Centro Educativo de Santo António “não acatou a ordem de recolher aos quartos e tentou agredir um elemento da segurança, ato em que, depois, intervieram mais cinco jovens e um segundo segurança”.

A Direção-Geral garante que o incidente “foi sanado em cerca de 10 minutos, tendo os seis jovens nele intervenientes, recolhido a um quarto de onde foram levados, sem qualquer outro incidente, para as suas acomodações individuais”.

Deste “ato de indisciplina” resultou, de acordo com a Direção-Geral, “um hematoma num dos seguranças e uma escoriação no outro segurança, tendo ambos sido observados em Hospital do Serviço Nacional de Saúde, após o que tiveram alta”.

Como decorre dos regulamentos, “foi aberto procedimento disciplinar aos jovens intervenientes no incidente e a ocorrência foi igualmente comunicada ao Serviço de Auditoria e Inspeção (Norte) da Direção Geral para abertura de inquérito”.

A Direção-Geral desmente uma primeira informação, oriunda do sindicato e que este também veio a corrigir, a respeito de uma eventual agressão, na altura dos factos, à técnica profissional de reinserção que se encontrava presente.

Num comunicado entretanto emitido a propósito deste caso, o SinDGRSP queixa-se da falta de funcionários no Centro Educativo de Santo António.

Por Lusa

A propósito dos “graves incidentes”, manifesta a sua solidariedade “com todos os trabalhadores afetados física e emocionalmente no desempenho das suas funções”.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial