Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoEventos

Furnas da Alfândega desvendam mistérios e lendas da Cidade do Porto

Estreia hoje, 26 de setembro, nas furnas da Alfândega do Porto, o “Porto Legends – The Underground Experience”, espetáculo de video mapping único a nível mundial que pretende dar a conhecer, através de uma experiência imersiva, 10 lendas ligadas à história da cidade do Porto e da região. 

OCUBO – Trailer Porto Legends from OCUBO on Vimeo.

Realizado pelo atelier OCUBO, o projeto contou com o contributo do historiador Joel Cleto – autor do livro “Lendas do Porto” – para a criação de uma dramaturgia que se desenvolve no limiar da realidade e da magia. Com direção artística de Nuno Maya, o espetáculo é construído com a encenação de atores filmados, animações 3D e 2D, músicas e a narração de Pedro Abrunhosa (na versão portuguesa) e do galardoado (Oscar de Melhor Ator em 1990) ator britânico Jeremy Irons (na versão inglesa). 

De acordo com Joel Cleto, “este espetáculo é uma forma de preservar um património profundamente ameaçado e imaterial. As lendas são parte de um património identitário, que tem a ver com a memória e a história da cidade. O Porto é uma cidade que, nos últimos anos, se vem afirmando e desenvolvendo graças ao turismo, mas é também importante reforçar e proteger aquilo que é exclusivo e que a distingue de outras cidades.”

“Porto Legends – The Underground Experience” conta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro da Economia, Turismo e Comércio, e da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal. “O apoio institucional da Câmara Municipal do Porto resulta de se considerar estratégico que este Porto com história passe também a ser um ponto de histórias. Mais ainda num projeto inovador, realizado num local irónico e de extrema qualidade”, refere Ricardo Valente, Vereador do Turismo e Economia da Câmara Municipal do Porto.

Assim, serão contadas dez lendas que nos mostram a história da cidade e da região de forma cativante, como a de Pedro Cem, o rico e ganancioso comerciante portuense, que perdeu 100 navios numa tempestade e se tornou Pedro Sem; a de Zé do Telhado, que conheceu Camilo Castelo Branco na Cadeia da Relação; das famosas tripas à moda do Porto; do mistério do Tesouro da Serra do Pilar; do violento Cerco do Porto; ou a do fantasma da estação de São Bento

Numa instalação complexa a nível tecnológico, o “Porto Legends – The Underground Experience” recorre a projeção de vídeo mapping nas paredes, no chão, e nos tetos do espaço, bem como utiliza pela primeira vez em Portugal um conjunto de 20 telas holográficas onde o vídeo projetado ganha uma dimensão fantasmagórica. 

Porto Legends apoia Ala Pediátrica do Hospital de São João

O projeto “Porto Legends” associou-se a uma ação de cariz social através da Associação Joãozinho. Parte da receita de bilheteira do espetáculo será destinada a apoiar a compra de equipamentos para a nova Ala Pediátrica do Hospital de São João. 

“É um prazer saber que estamos a contribuir para uma causa social com um projecto cultural 100% independente. Toda a equipa do OCUBO orgulha-se desta posição de contribuição para uma boa causa na cidade que acolhe o nosso projeto”, refere Nuno Maya, diretor artístico. 

“Porto Legends – The Underground Experience” pode ser visitado de terça a domingo, entre as 10h00 e as 19h00. No total, serão 9 sessões diárias com a duração de 45 minutos, divididas em português e em inglês, de acordo com um calendário específico que se encontrará disponível no site do espetáculo.

O preço dos bilhetes é de 15 euros por pessoa e podem ser adquiridos online através do site oficial (www.portolegends.com) e na bilheteira no local do evento, Alfândega do Porto, a partir do dia 26 de setembro. Haverá ainda bilhetes de preço reduzido de 12 euros para crianças dos 6 aos 11 anos, séniores com mais de 65 anos, estudantes e residentes na área metropolitana/distrito do Porto. O espetáculo é gratuito até os 5 anos de idade.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial