Plataforma de Comunicação Digital

PaísPolícia

PSP alerta para aumento de burlas através de MB Way

A Polícia de Segurança Pública (PSP) revela, através de uma nota publicada no Facebook, que tem vindo a registar um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através da aplicação MB Way, especialmente em 2019, onde até 31 de maio já existiam 135 registos. Em 2018, foram os 99 registos deste género no Sistema Estratégico de Informação, de acordo com o Notícias ao Minuto.

Uma investigação do Departamento de Investigação Criminal da PSP permitiu identificar um modus operandi nestes crimes de burla, que “ainda que haja algumas variações”, consiste “no aproveitamento feito aos anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio”, como o OLX ou o CustoJusto.

As vítimas são, posteriormente, contactadas telefonicamente pelos supostos compradores – os burlões que se mostram interessados em comprar o produto colocado à venda.

Na sequência desse contacto, continua a explicar a força de segurança, “os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB WAY”.

Quando conseguem enganar a vítima, “aproveitam o desconhecimento que esta possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima”.

Eis as recomendações da PSP para evitar as burlas:

  • Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
  • Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
  • Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;
  • Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
  • Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial