Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoMeteorologia

Aviso vermelho para o Porto entre as 15 e 21 horas

O agravamento das condições meteorológicas vai ser ainda mais acentuado durante o dia de hoje, estando emitido aviso vermelho para precipitação que poderá ser forte e persistente, acompanhada de trovoada. O período mais crítico vai ocorrer entre as 15 e as 21 horas desta quinta-feira, dia 19.

A Proteção Civil Municipal avisa que, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), existiu um agravamento das condições meteorológicas, encontrando-se, neste momento, emitidos vários avisos laranja e vermelho para o Porto.

Foram também emitidos avisos amarelo e laranja quanto a vento, que poderá soprar com rajadas até 100 km/h, sendo que o período mais critico está previsto ocorrer entre as 12 horas de hoje e as 00 horas de amanhã, sexta-feira, dia 20.

Quanto à agitação marítima, mantêm-se os avisos laranja e amarelo e a tendência para o fim de semana será de agravamento do estado do mar, pelo que a Av. D. Carlos I deverá permanecer encerrada, pelo menos até ao dia 23 de dezembro, próxima segunda-feira.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda, uma vez mais, à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis – esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, placards e outras estruturas suspensas – que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de cheias rápidas.

Relativamente à agitação marítima, a Proteção Civil Municipal apela ao respeito pelos perímetros de segurança que foram estabelecidos para peões e veículos junto da orla costeira e acessos aos molhes.

A Câmara do Porto, através da Proteção Civil Municipal, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de precaução que deve tomar, consultando o AVISO 21/2019.

Em caso de emergência, é sugerido o contacto do 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do n.º 225 073 700.”

Artigo Fonte: PORTO.PT

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial