A organização European Best Destinations selecionou de novo a Ponte Luiz I para a lista das pontes mais bonitas da Europa, reafirmando uma escolha já feita há cinco anos sobre a obra do engenheiro belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, que é também a ponte com o arco em ferro forjado maior do mundo.
Com os seus 395 metros de comprimento e oito de largura e vulgarmente chamada “Ponte Dom Luís”, este ex libris do Porto, que substituiu a ponte pênsil D. Maria II em 1886, junta-se assim à nova lista num grupo de 15 de que fazem parte as “25 de Abril” e “Vasco da Gama”, em Lisboa, a Ponte Vecchio, em Florença, e a Tower Bridge, em Londres.
Recorde-se que o Porto, juntamente com Vila Nova de Gaia, está envolvido num projeto que pretende elevar cinco pontes metálicas de grande arco da Europa a Património da Humanidade, entre as quais está a Ponte Luiz I e a que é considerada “a ponte-mãe destas travessias metálicas”: a Ponte Maria Pia, assinada por Eiffel.
Além disso, Porto e Gaia têm planos de valorização destas suas duas pontes enquadrados com a construção da nova travessia a que irão chamar Ponte D. António Francisco dos Santos.