No Porto, a circulação rodoviária está cortada, desde cerca das 6.40 horas, do Campo Lindo até à Praça Nove de Abril devido à queda de um andaime na Rua de Luz Soriano.
O alerta foi dado pelas 6.40 horas e “a queda da estrutura de grandes dimensões impede, nas próximas horas, a circulação automóvel ao longo destas artérias”, esclarece.
A Proteção Civil registou, esta segunda-feira de madrugada, 315 ocorrências por causa do mau tempo, a maioria quedas de árvores.
“Os distritos mais afetados pelo mau tempo foram os de Viseu com 54 quedas de árvores e Porto com 53”, disse o comandante Carlos Pereira, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), salientando que até às 8 horas as ocorrências não causaram vítimas.
Fontes dos Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) dos distritos de Viseu, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco e Braga contactados pela Lusa tinham adiantado ter registado até cerca das 7 horas dezenas de ocorrências relacionadas sobretudo com quedas de árvores, mas também devido à queda de estruturas e pequenas inundações.
Aqueles distritos estiveram sob aviso laranja, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) por causa da previsão de chuva forte e persistente, acompanhada de trovoadas e rajadas fortes e vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 85 quilómetros por hora, sendo de 120 quilómetros por hora (Km/hora) nas terras altas.
Estes distritos passaram, entretanto, a aviso amarelo apenas para a previsão de vento forte com rajadas até 85 km/h, diminuindo gradualmente para 70 km/h, e de 110 km/h nas terras altas.
Este aviso amarelo vai estar em vigor até às 18:00 de hoje.
No domingo, ANEPC tinha emitido um aviso à população dos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo e Viseu, devido ao agravamento das condições meteorológica.
Vídeo: RTP