Plataforma de Comunicação Digital

Transportes

STCP reforça higienização e desinfeção nos autocarros

A medida de prevenção adicional, revelada esta sexta-feira à tarde, faz parte do plano de contingência da operadora de transportes públicos.

“A STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto tem como principal preocupação a segurança dos seus trabalhadores e clientes, pelo que avançou com um reforço adicional de higienização e desinfeção, enquanto medida preventiva face a possíveis situações de contágio de Covid-19, respeitando as diretrizes globais recomendadas pelas autoridades de saúde.

No que respeita aos autocarros em operação, a empresa colocou em prática um procedimento de desinfeção geral do interior dos veículos por nebulização, que é acrescido às já habituais limpezas diárias, realizadas no fim de serviço, em horário noturno.

Nos autocarros estão a ser implementados, progressivamente, mais momentos de desinfeção e higienização durante o dia, especificamente no início dos percursos no centro do Porto, a serem executados nos locais em que se verifica maior concentração de términos de linhas.

O mesmo acontece nas instalações da empresa, em que também é necessário garantir a proteção de colaboradores, para que a operação possa ocorrer com a normalidade pretendida.

Assim, na Estação de Recolha de Francos, na Estação de Recolha da Via Norte, nas Instalações de Massarelos e da Torre das Antas é realizado o controlo de temperatura corporal para aceder às instalações e também registam o reforço de desinfeção por pulverização nas zonas mais expostas a contactos, para além da limpeza habitual.

Esta ação faz parte das medidas apresentadas no Plano de contingência da empresa para Pandemias, que foi devidamente ajustado para o atual surto e que segue os níveis de alerta definidos pela Direção Geral de Saúde.

A STCP tem ativa uma equipa interna, com a coordenação do Departamento de Recursos Humanos onde integra a Medicina de Trabalho e Higiene e Segurança no Trabalho, em colaboração com os diversos departamentos da empresa e Comissão de Trabalhadores, que acompanha o desenvolvimento deste tema e garante a aplicação e ajustamento das medidas necessárias em cada momento.”

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial