Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoSaúde

Esplanadas no Porto fechadas por ordem da Câmara Municipal

Mais uma noite onde os portuenses deram um verdadeiro exemplo de civismo. Pela segunda noite consecutiva as imagens mostram a Movida do Porto completamente vazia:

“Viveu-se um sábado à noite completamente atípico na cidade do Porto. Não se avistou vivalma na zona da Movida e da Ribeira, os estabelecimentos de restauração e bebidas fecharam portas e as esplanadas foram recolhidas. A partir de hoje estão temporariamente encerradas, conforme determinou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, neste sábado. A decisão contou com a extraordinária colaboração dos empresários da cidade, que voluntariamente têm aceitado as recomendações do Município e, muitos deles, até oferecido os seus serviços à cidade e aos cidadãos.

A resposta do Porto em tempos de guerra para desarmar o inimigo Coronavírus, passa muito também por esta demonstração de sentido cívico. Se é verdade que os tripeiros têm sido exemplares na resposta a esta epidemia, os empresários da cidade, onde se incluem os da restauração e animação noturna, tudo têm feito para contribuir para o cumprimento das medidas de reforço ao combate à COVID-19 anunciadas por Rui Moreira, na passada sexta-feira.

Ao dia de ontem, sábado, e em complemento às decisões anunciadas no dia 13, o presidente da Câmara do Porto assinou um novo despacho em que determinou “o encerramento temporário e até nova reavaliação de todas as esplanadas e espaços similares exteriores ou interiores instalados e em funcionamento no Município”.

A medida entra em vigor a partir de hoje, domingo, até dia 9 de abril, sem prejuízo da sua reavaliação assim que se justifique.

Também ao dia de ontem, Rui Moreira pediu a António Costa que decrete Estado de Emergência Nacional.

A Câmara do Porto foi pioneira em Portugal na adoção de medidas para travar a pandemia da COVID-19, primeiro aplicando um plano de contingência interno, de acordo com o preconizado pela Direção Geral de Saúde, e adotando dias depois, a 10 de março, a cessação de todos os eventos culturais e o encerramento de museus e do Teatro Municipal, entre outros equipamentos e a limitar os serviços municipais de atendimento público.

O Município apoiou ainda a administração da STCP a dispensar a validação e a permitir apenas entrada e saída de passageiros pela porta traseira dos autocarros.

Ainda que o nível de cumprimento dos cidadãos do Porto esteja a ser “admirável” (como, aliás, demonstram as imagens da noite de sexta-feira, logo a primeira após o comunicado de Rui Moreira), o autarca pediu a antecipação da declaração do Estado de Emergência Nacional, para que a Polícia Municipal possa impor maior autoridade e para que mais medidas restritivas possam ser ainda mais efetivas.”

Artigo Fonte: Porto.
Foto: Porto.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial