Site icon

Há fraudes na internet usando o assunto coronavírus

A PJ explica que contextos de crises internacionais são tradicionalmente explorados por atores hostis do ciberespaço para promoverem campanhas de ciberataques.

A Polícia Judiciária divulgou um comunicado no qual alerta para os perigos de ciberataques no contexto da pandemia de Covid-19. A título de exemplo, a PJ explica que anda a circular informação sobre a Covid-19 Tracker, que é apenas uma aplicação capaz de infetar “equipamentos com malware”, alerta a Judiciária.

Os contextos de crise de proporções internacionais são, tradicionalmente, explorados por atores hostis do ciberespaço para sustentarem as suas campanhas de ciberataques no alarmismo social e na atenção mediática global sobre o tema”, começa por esclarecer o comunicado publicado no site da Polícia Judiciária (PJ)

As autoridades aconselham extrema prudência no acesso, na receção e na partilha de conteúdos digitais associados à temática da pandemia Covid-19, devendo dar-se prioridade a fontes oficiais e reputáveis de informação.

Entre os ciberataques observados desde o início de fevereiro de 2020 e associados ao tema COVID-19 destacam-se as seguintes tipologias:

As tentativas de burla ligadas ao novo coronavírus, seja a nível pessoal seja através da internet, estão a preocupar as autoridades.

Exit mobile version