Plataforma de Comunicação Digital

Saúde

Pescadores retidos em embarcação em Matosinhos testaram negativo

Sete pescadores retidos no domingo em Matosinhos por suspeitas de estarem contaminados pelo novo coronavírus acusaram negativo nos testes entretanto realizados e já voltaram à faina, disseram esta segunda-feira fontes do setor e do Serviço Nacional de Saúde.

“Deram todos negativos”, indicou fonte hospitalar.

“Como estava tudo bem, voltaram logo à faina”, afirmou à agência Lusa o presidente da Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar, José Festas.

A Polícia Marítima, atuando a solicitação do coordenador da Unidade de Saúde Pública de Matosinhos, notificou o mestre da embarcação cerca da 01h00 de domingo, de que a tripulação não poderia voltar à atividade sem efetuar testes para a covid-19, por suspeitas de que estaria contaminada.

“A intervenção da Polícia Marítima de Leixões tornou-se imperiosa e urgente. Os pescadores tinham acabado de chegar do mar e era fundamental atuar rapidamente antes que fossem para os seus domicílios”, sublinhou o comandante Cruz Martins, da Capitania dos Portos do Douro e Leixões.

Durante a ação, “por solicitação do delegado de Saúde, e no sentido de esclarecer o histórico de embarque e desembarque dos vários tripulantes a bordo, a Polícia Marítima ouviu o mestre, em auto de declarações. O delegado de Saúde, mediante as declarações do mestre, decidiu que todos os tripulantes fossem sujeitos ao teste de despiste da covid-19, tendo sido encaminhados para o Hospital Pedro Hispano”, em Matosinhos, segundo uma nota de imprensa da Autoridade Marítima Nacional.

De acordo com a mesma nota, a “Polícia Marítima de Leixões acompanhou todo o processo de desembarque dos tripulantes, tendo esta ação decorrido de forma ordeira, sem incidentes”.

Matosinhos ultrapassou a barreira dos mil infetados pelo novo coronavírus (1.017 casos), segundo informação de domingo da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em todos o país, indica a mesma informação, há 23.864 casos confirmados de infeção e 903 mortos.

Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial