Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTrânsito

Circulação automóvel condicionada nas avenidas atlânticas do Porto

O Município do Porto vai condicionar o acesso automóvel às avenidas atlânticas, nomeadamente às avenidas de Montevideu, do Brasil, de Dom Carlos I e Rua do Coronel Raúl Peres, entre as 14 e as 19 horas de sábado e entre as 9 e as 19 horas de domingo. A medida entra em vigor já a partir de amanhã, dia 9.

Com a transição do Estado de Emergência para a Situação de Calamidade, e não obstante o facto de este enquadramento ser menos restritivo do que aquele que se encontrava vigente, mantém-se o dever cívico de recolhimento domiciliário bem como da necessidade de se manterem as medidas de distanciamento físico indispensáveis no combate ao contágio e à propagação do vírus SARS-CoV-2 (COVID -19).

Neste cenário, e pelo facto da frente atlântica da cidade do Porto ser alvo de grande atratividade e potencial foco de concentração de pessoas e de veículos, o Município do Porto vai condicionar o acesso automóvel às avenidas atlânticas suprareferidas.

Esta medida permitirá aumentar o distanciamento físico entre os transeuntes pelo alargamento da zona pedonal à faixa de rodagem, apenas nestes períodos. A restrição de acesso não se aplica a moradores, ao transporte público, aos táxis e TVDE, bem como às operações de cargas e descargas/entregas. Para esse efeito, os condutores devem informar as forças policiais do seu local de residência e/ou motivo da deslocação devidamente enquadrado nas exceções referidas.

Alerta-se no entanto que, pelo facto da área condicionada passar a funcionar como zona de coexistência, o limite de velocidade passa a ser de 20Km/hora, tal como previsto pelo Código da Estrada.

Caso se venha a manter esta medida por um período mais alargado, o Município do Porto fornecerá aos moradores credenciais e/ou dísticos que permitam aceder de modo mais rápido e confortável às zonas condicionadas.

Fonte: Porto.pt

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial