Plataforma de Comunicação Digital

País

Fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha fechadas até dia 15 de junho.

Segundo a resolução de Conselhos de Ministros, publicada em Diário da República, até 15 de junho as fronteiras entre Portugal e Espanha vão permanecer encerradas devido à pandemia de covid-19.

A resolução publicada em Diário da República prorroga, “a título excecional e temporário, a reposição do controlo de pessoas nas fronteiras com Espanha até às 00:00 horas do dia 15 de junho de 2020”.

“Atendendo à avaliação da situação epidemiológica em Portugal e na União Europeia e às medidas propostas pela Comissão Europeia, importa garantir a segurança interna através de medidas adequadas que contenham as possíveis linhas de contágio, entre as quais, a manutenção da reposição, a título excecional e temporário, do controlo de pessoas nas fronteiras, com algumas exceções”, refere a resolução, sublinhando que estas medidas foram concertadas entre os governos de Portuguesa e de Espanha.

Desde o dia 16 de março tem sido efetuado um controlo entre estas duas fronteiras terrestres em 9 pontos distintos de passagem autorizada devido à pandemia de covid-19, sendo que inicialmente esta ação estava prevista terminar no dia de hoje (14 de maio).

Esta resolução publicada dia 13 de maio alarga ainda a possibilidade de passagem entre fronteiras aos trabalhadores sazonais com relação laboral comprovada documentalmente.

Para além dos trabalhadores sazonais, são também autorizadas a circulação de transportes de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços, veículos de emergência e socorro e de serviço de urgência.

Para já os voos comerciais com destino a Espanha continuam suspensos.

Segundo o último boletim diário da DGS sobre a pandemia em Portugal, foram registados 1175 óbitos num total de 28132 casos confirmados de infeção.

Desde dia 3 de maio que Portugal está em situação de calamidade, depois de ter vivido 45 dias em estado de emergência.

Autor: Luís Santos | Rádio Portuense

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial