Esta manhã decorreu em dois bairros do Porto uma mega operação de prevenção da criminalidade , com a fiscalização de vários locais destes bairros da cidade. Rui Moreia esteve no local e acompanhou as acções realizadas pela PSP bem como da Polícia Municipal.
Segundo a página da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira acompanhou esta manhã uma operação de visibilidade e de fiscalização, e também de prevenção criminal, nos bairros de Pinheiro Torres e Pasteleira Nova.
Nesta operação organizada pela Polícia de Segurança Publica (PSP) e pela policia municipal, sobe alçada da superintendente Paula Peneda, resultaram cerca de 3 detenções por posse de droga bem como 20 viaturas fiscalizadas e 30 identificações a individuos.
O comissário da PSP do Porto, Sérgio Ramos, também esteve presente nesta operação, e sublinhou a importância destas acções “de visibilidade e prevenção criminal”, que são rotineiramente levadas a cabo pela Polícia de Segurança Pública (PSP), em colaboração com a Polícia Municipal.
Rui Moreira, que também acompanhou estas acções referiu que este tipo de intervenções são “extraordinariamente importantes”, por mostrar “a presença do Estado, da polícia e da segurança”.
Segundo o site da Câmara do Porto, para Rui Moreira, a situação resolver-se-ia com alterações legislativas, as quais já vêm propondo há muito tempo, que fortaleçam os poderes das forças de segurança no combate ao consumo e tráfico de droga na via pública.
“Tenho alertado para a necessidade de se fazerem alterações legislativas urgentes, para não acontecer aquilo que os moradores dizem: ‘A polícia vem cá, resolve o assunto, detém três pessoas e passado um tempo eles estão cá novamente a fazer as mesmas coisas’ e a criar intranquilidade”, reproduziu o presidente da Câmara do Porto.
“Não pode haver guetos na cidade. Não podemos deixar que isso aconteça”, frisou.
Além disso, “é muito importante para as pessoas entenderem que este é um esforço conjunto, porque têm muita dificuldade em compreender que a responsabilidade nesta matéria não é das câmaras”, salientou ainda Rui Moreira.
Nesta operação de visibilidade e prevenção criminal participaram dezenas de efectivos policiais, entre as equipas de trânsito da Polícia Municipal, que supervisionaram a circulação de viaturas nos bairros, além de várias valências da PSP, entre as quais o grupo operacional cinotécnico, uma unidade especial preparada e vocacionada para a intervenção de cães treinados, bem como o corpo de prevenção e o grupo de investigação criminal.
Fonte: Jornal de Notícias / cm-porto.pt
Foto: Miguel Nogueira