O Festival de Literatura Infantojuvenil acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho, no Concelho de Valongo.
Segundo o jornal Time Out Porto, a segunda edição do festival que dá asas à imaginação dos mais pequenos, foi toda pensada com o máximo de segurança e distanciamento possível, devido a pandemia do Covid-19. A programação poderá ser feita dentro e fora de casa, com atividade de 12 horas, online e offline.
O evento começa com Histórias no Meu Jardim, que constitui um conjunto de três esculturas da artista plástica valonguense Carla Monteiro. Estas obras vão estar a Praça da Estação, em Ermesinde. Na mesma localidade, estará Histórias na minha Rua, instalação sonora colaborativa de Sandy Gageiro.
As atividades feitas dentro de casa serão gravadas ou em direto, e consistem na construção de brinquedos ou de trava-línguas e lengalengas, leituras de contos e histórias e batalhas literárias entre autores como Ana Luísa Amaral e Pedro Seromenho, José Luís Peixoto e Isabel Minhós Martins, Afonso Cruz e Marta Bernardes ou Valter Hugo Mãe e Adélia Carvalho, entre outros.
Há também algumas curtas-metragens do festival IndieJúnior Allianz e ainda peças de teatro como As Raposas de La Fontaine, da Cabeças no Ar e Pés na Terra, e Como Um Carrossel à Volta do Sol, do Teatro de Marionetas do Porto.
Para concluir o evento Mafalda Veiga irá cantar uma canção de embalar, que será ilustrada por Sérgio Condeço, Cátia Vidinhas e Evelina Oliveira.
Foto: Câmara Municipal de Valongo