Neste concurso os proprietários podem receber da Câmara até dois anos de renda adiantada.
De acordo com o jornal Portal de Notícias do Porto, nesta primeira fase irão selecionar 250 habitações. Esta é uma iniciativa do município, que terá um investimento a rondar os 4 milhões de euros, até ao ano de 2022.
Este programa tem como objetivo atrair para o centro da cidade milhares de novos residentes. Tem também algumas vantagens para os proprietários associadas na adesão a este regime, entre as quais a possibilidade do pagamento antecipado de dois anos de renda pela Câmara do Porto.
Esta ainda prevista uma atribuição de benefícios fiscais em sede de IRS, IRC e IMI.
No “Porto com Sentido” as rendas que terão de pagar à Câmara do Porto serão calculadas de acordo com os parâmetros do arrendamento acessível. Assim o preço base das rendas será fixado de acordo com um preço “travão” sobre o seu real valor de mercado. Depois cada autarquia terá de assumir o papel de amortecedor.
Antes da realização de cada contrato de arrendamento, será feita uma fiscalização aos imóveis, para assegurar que estão reunidas todas as condições de segurança, salubridade e conforto. Para os apartamentos já mobilados a renda aumentará até 10%.
Para se candidatar a este programa é necessário uma inscrição e logo após passar por um sorteio, feito pela empresa municipal Porto Vivo, SRU.
Foto: Revista- Pontos de Vista