O Magnum Consillium Veteranorum da Academia do Porto anunciou, através de um comunicado no Facebook, “a suspensão de todas as atividades de praxe”, tendo em conta a situação pandémica atual.
O JN recorda que em meados de agosto apenas Coimbra tinha assumido oficialmente a permanência da receção aos caloiros, recorrendo à utilização de máscara. As restantes comissões de praxe aguardariam até setembro por mais informações relacionadas com as aulas presenciais. O Porto quebrou o silêncio esta terça-feira.
“A Tradição Académica, nas suas variadas vertentes, configura-se como uma componente integrante e indissociável da frequência do Ensino Superior em Portugal” pode ler-se na publicação emitida no Facebook oficial do Conselho de Veteranos, que evoca a preocupação pela “presente situação de pandemia”, bem como “indispensáveis necessidades de prevenção e protecção da saúde pública”, apesar do desejo assumido em “perpetuar a tradição”
“Reiteramos o sentido de responsabilidade de cada um, que se protejam e cumpram as regras, para que a curto prazo possamos estar novamente juntos!”, concluem os representantes após decretada a suspensão da praxe.