Plataforma de Comunicação Digital

MatosinhosPolícia

GNR apreende mais de 5 toneladas de amêijoa em Matosinhos

O Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos da GNR apreendeu esta segunda-feira mais de cinco toneladas de amêijoa japonesa, com o valor estimado de 50 895 euros, por não ter o tamanho mínimo exigido para ser comercializada.

Cinco toneladas de amêijoa-japonesa foram apreendidas, esta segunda-feira, pela Unidade de Controlo Costeira, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, por não ter o tamanho mínimo exigido para ser comercializado. O valor estimado é de 50 895 euros.

A apreensão aconteceu no decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves. Em comunicado, a GNR explica que os militares “fiscalizaram dois veículos, onde detetaram 5 655 quilos de bivalves sem que estes tivessem o tamanho mínimo para poderem ser capturados e comercializados, tendo sido apreendidos”.

Na diligência foi ainda identificado um homem, de 50 anos, e foi elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode chegar a um valor máximo de 37 500 euros.

A GNR relembra que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria, dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.        

Os bivalves apreendidos serão submetidos a verificação higiossanitária.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial