Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalCOVID-19Cultura

Há um português entre os nomeados aos prémios World Press Photo 2021

Nuno André Ferreira, da Agência Lusa, concorre na categoria de Notícias Locais com uma fotografia intitulada Fogo na Floresta. Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de Abril.

Em Fogo na Floresta é a fotografia tirada em Setembro de 2020 numa aldeia do concelho de Oliveira de Frades, na qual surge uma criança a olhar de dentro de um carro, com um violento incêndio em pano de fundo. Nuno André Ferreira explicou o seguinte: “escolhi aquela fotografia, porque há ali um contraste entre a ternura de uma criança e o incêndio, que é uma coisa tão má. E vemos ali uma criança dentro do carro, que parece que está imune àquilo tudo, porque também ela não percebe o que se passa à volta dela”.

O fotojornalista nasceu em 1979 e vive em Viseu. Começou a trabalhar para a agência Lusa em 2009; em 2019, venceu por unanimidade o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, com a fotografia O Nosso Presidente Marcelo, publicada a 19 de Outubro de 2017.

Este concurso realiza-se desde 1955 e, era previsível que a pandemia de covid-19 contamina-se  esta edição da World Press Photo, mas muitos outros tópicos emergem das imagens selecionadas, e também das candidatas a Fotografia do Ano. Entre outros finalistas ao principal prémio deste concurso, está o dinamarquês Mads Nissen, com O Primeiro Abraço, em que documenta o novo normal do contacto físico mediado por máscaras e outros materiais de proteção: Rosa Luzia Lunardi, de 85 anos, é abraçada pela enfermeira Adriana Silva da Costa Souza, no lar Viva Bem, em São Paulo, Brasil, a 5 Agosto de 2020.

Para esta edição estão nomeados 45 fotógrafos, de 28 países (Argentina, Arménia, Austrália, Bangladesh, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Grécia, Índia, Indonésia, Itália, Irão, Irlanda, México, Myanmar, Peru, Filipinas, Polónia, Portugal, Rússia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Países Baixos e Estados Unidos da América). 

Ao World Press Photo 2021 concorreram 4315 fotógrafos, de 130 países, num total de 74.470 imagens. 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial