Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19

Portugal é o país da UE com as medidas mais rigorosas durante a pandemia

Assim que a covid-19 começou a afetar o país, Portugal é o país da União Europeia que tem tido o conjunto de medidas mais severas. A par da Irlanda, Portugal é o único país da União Europeia que mantém as escolas encerradas, mas está longe de ser o que mais fechou o ensino durante a pandemia.

Apesar de Portugal não ter tido os momentos com o confinamento mais rígido da Europa, de acordo os dados da Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford – que são utilizados para produzir alguns gráficos do site Our World In Data – é o país da UE com a média mais elevada no índice de severidade (Government Stringency Index). Ainda assim, foi dos países que menos fechou as escolas. 

A posição de Portugal à frente dos 27 é explicada por um verão em que o país se manteve com medidas mais rígidas do que o resto da Europa, onde se verificou uma tendência generalizada da reabertura que começou no final de Maio e se prolongou até Agosto.

Toby Phillips, o diretor executivo da ferramenta de monitorização de Oxford da Resposta dos Governos à Covid-19, afirmou que “Parece que Portugal não reabriu tanto durante o Verão como muitos outros países europeus. Em Março, Abril e Maio a maioria dos países europeus foi bastante severa e impôs muitas medidas, mas a partir do final de Maio houve uma tendência dominante de reabertura em toda a Europa”.

O índice de severidade de Oxford agrega nove indicadores relacionados com as decisões tomadas pelos governos como o encerramento do comércio, o dever de recolhimento, o fecho das escolas ou o bloqueio das fronteiras. Neste momento, segundo Toby Phillips, são recolhidos dados de mais de 180 países.

FONTE: Público

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial