Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalCidade do PortoSaúde

Município do Porto organiza workshops de saúde mental para trabalhadores

O Município do Porto tem em curso um programa de workshops na área da Saúde Mental dirigido a todos os trabalhadores. Ontem foi a vez da Polícia Municipal participar numa ação presencial, realizada no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A saúde mental é dos fatores onde a pandemia mais se refletiu. Se cuidar do bem estar físico e psicológico já era algo imprescindível , nos dias de hoje, é imperativo. Contudo, os indivíduos tendem a deixar essa necessidade para último plano.

Por isso mesmo, o Município do Porto em parceria com a ENCONTRAR+SE – Associação Para a Promoção da Saúde Mental, lançou um programa de workshops que assume estes fatores como prioridade, no sentido em que “o contexto atual veio acentuar e expor ainda mais a importância de se cuidar da saúde física e psicológica”, com respostas concertadas e direcionadas.

Esta sexta feira, de manhã, um grupo de polícias municipais esteve no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, com a devida distância, para assistir a um dos workshops presenciais, inserido no programa que arrancou na semana passada e que decorrerá ainda ao longo das próximas duas semanas.

O formato foi adaptado ao público-alvo. As ações presenciais dirigem-se aos trabalhadores municipais cujas atividades, durante a pandemia, continuaram a ser executadas ininterruptamente no terreno. São eles a Polícia Municipal, Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, assistentes operacionais dos cemitérios, do Centro de Recolha Oficial de Animais, dos jardins, e das áreas da mobilidade e transportes.

Contudo, para os grupos profissionais da Polícia Municipal e dos Sapadores Bombeiros, vai ser ainda desenvolvido o estudo “Cuidar do Bem-Estar e da Saúde Mental em Tempo de Pandemia”, em parceria com a ENCONTRAR+SE. Na sessão desta manhã, Filipa Palha, psicóloga clínica, apresentou-o na presença da vereadora dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, da vereadora da Proteção Civil, Cristina Pimentel, e do Comandante da Polícia Municipal, António Leitão da Silva.

Os workshops de saúde mental assumem, também, o formato de webinars para dirigentes e trabalhadores municipais com acesso a computador como ferramenta de trabalho regular, e que, durante o último ano, tiveram de se adaptar, reajustar e reinventar às novas modalidades de trabalho, realidades familiares e/ou horários.

Para este público-alvo será ainda enviado um pequeno inquérito, desenvolvido em parceria com a Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do projeto “Work@Home”.

FONTE: Porto.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial