Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCulturaEmpregoGastronomia

Pizzaria 21: O projeto que oferece trabalho a jovens com Trissomia 21

A abertura do restaurante italiano prevista para maio deste ano, na Baixa do Porto, será um projeto pioneiro onde por cada três postos de trabalho do estabelecimento, dois terão de ser para pessoas com Trissomia 21.

Este projeto foi concebido por Jorge Costa, 50 anos, produtor de espetáculos, com inspiração num restaurante belga, ‘65 Degrés’, onde a maior parte da equipa é composta por pessoas com invalidez intelectual.

 “O espaço do Porto terá seis pessoas, sendo que quatro têm Trissomia 21”, numa entrevista com o JN, o autor do projeto sublinha: “Eles podem não conseguir pôr as pizzas no forno, mas têm uma simpatia fora do comum para servir às mesas.”

Este projeto começou quando há 16 anos, Jorge teve um segundo filho, o Rafael com Trissomia 21. Embora já haja muitos projetos com iniciativas para crianças com dificuldade no seu desenvolvimento, Jorge apercebeu-se que não havia oportunidades para estes jovens quando acabassem a escola.

Jorge explica, “o mercado de trabalho não absorve estas pessoas e acaba por ser uma frustração”.

Este negócio tem como objetivo crescer como franchising, onde outros se sintam inspirados pela Pizzaria 21 e invistam noutras cidades.

Jorge Costa, vai ainda aproveitar a sua área de trabalho para criar “um projeto de teatro-musical”, onde 30 jovens com necessidades especiais vão poder percorrer o país em digressão.

FONTE: JN

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial