Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCultura

Dia nacional dos centros históricos: Uma semana de atividades no Porto

A Câmara do Porto, como é comum todos os anos, criou uma semana de atividades destinada ao dia nacional dos centros históricos, que se celebra do dia 28 de março.

Este dia é comemorado desde 2008 e apesar do contexto de pandemia em que vivemos atualmente, este ano não irá fugir à regra, seguindo moldes um pouco diferentes dos usuais. Dia que consegue sempre de alguma forma dinamizar e enaltecer o património histórico dos portuenses.

Fotografia de Blogspot

Entre 25 de março, quinta-feira, até dia 31 de março vais poder celebrar também o teu centro histórico, participando nas atividades da tua preferência que a Câmara tem planeadas. Esta iniciativa, organizada pela Porto Vivo, SRU, irá incluir uma série de atividades ligadas ao Porto, sob o mote ‘Gostava que estivesses aqui!… no Porto Património Mundial’.

O inicio desta iniciativa é feito com a inauguração da exposição ‘lnterweaving’, da artista portuense Patrícia Brito. A sua instalação será visível na fachada das instalações da Porto Vivo, SRU que se situam na rua Mouzinho da Silveira. Com esta instalação a artista desbrava o legado tradicional do têxtil.

@mathisbogens

Será, também, exibido um vídeo, com assinatura de André Tentugal, que dá a conhecer um pouco mais sobre a parceria entre as 5 cidades do projeto AtlaS.WH – Património no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial. Este projeto está a ser liderado pelo Município do Porto e é integrado pelas cidades de Bordéus, Edimburgo, Florença e Santiago de Compostela. Todas estas cidades possuem centros históricos registados na lista de proteção do património mundial.

Ainda no dia 25 terá início a ação ‘Da Sé à Ribeira’, que consistirá numa visita virtual guiada pelo Centro Histórico do Porto, a 360 graus. Esta é uma forma dos residentes poderem (re)descobrir a sua cidade.

Fotografia de Blogspot

No dia 28 de março será lançado o livro ” Gostava que estivesses aqui!”. Livro que surge numa iniciativa conjunta entre professores, familiares e alunos.

O encerramento desta iniciativa, culmina com um webinar intitulado ” Gostaria que estivesses aqui… a pensar no Centro Histórico do Porto’ onde serão apresentadas as linhas gerais do próximo Plano de Gestão e Sustentabilidade do ‘Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar’. A população teve participação ativa neste plano, visto que no inicio deste ano foi convidada a dar a sua opinião pessoal. Este webinar terá lugar no dia 31 de março, às 9:30 horas.

Fonte: Porto Secreto

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial