Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19Saúde

Covid-19: Portugal ultrapassa um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose

Portugal ultrapassou hoje um milhão de vacinados com a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 e, em simultâneo, serão atingidas 500.000 segundas doses administradas, segundo fonte da ‘task force’ do plano de vacinação, coordenada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.

Portugal começou a vacinar a população em 27 de dezembro de 2020. No primeiro dia foram vacinadas 4.534 pessoas.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a União Europeia (UE) está disposta a utilizar “todas as armas” para impor reciprocidade no acesso às vacinas, mas só em último caso recorrerá à proibição das exportações.

O chefe do Governo, acrescentou ainda que a Comissão Europeia (CE) está a trabalhar para organizar à escala europeia um esforço adicional para aumentar a capacidade de produção.

A CE exigiu, também esta quinta-feira, que a farmacêutica AstraZeneca, envolvida em polémica devido à incapacidade demonstrada na produção de vacinas para os Estados-membros da UE, recupere os atrasos e honre o acordado antes de exportar os fármacos para fora da UE.

A Comissão Europeia anunciou ainda um reforço do mecanismo de transparência e de autorização para exportações de vacinas, um esforço que visa o acesso atempado e de forma segura aos fármacos contra a covid-19.

Fonte: Lusa

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial