Plataforma de Comunicação Digital

Trânsito

Em 2020 registou-se menor sinistralidade na estrada

Os acidentes nas estradas portuguesas diminuíram mais de 25% no ano passado face a 2019. As razões advém por um lado, da pandemia, e por outro, do trabalho de fiscalização e sensibilização das polícias nas estradas.

Em paralelo à redução dos acidentes, foram registadas menos 84 mortes em 2020, num total de 404, número que o Governo considera inaceitável. “Se pensarmos que 400 mortes significava a queda de dois aviões, seríamos convergentes na ideia de que é absolutamente inaceitável”, explicou a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, durante a apresentação do relatório anual da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) esta segunda-feira.

O relatório da ANSR revela que houve menos 25,8% de acidentes em Portugal, menos 9.203 face a 2019. A diminuição de acidentes levou consequentemente a menos mortes e feridos nas estradas. De acordo com o relatório, houve menos 17,7% vítimas mortais (-84), menos 20,5% de feridos graves (-472) e menos 28,9% de feridos leves (-12.496).

Patrícia Gaspar admitiu que a pandemia teve “obviamente” um impacto nestes números, mas não só. “O primeiro trimestre de 2020, antes da primeira declaração do Estado de Emergência, já nos dava sinais de que os indicadores estavam com uma boa tendência de descida”.

“Isso explica-se pelo trabalho que está a ser realizado de fiscalização de prevenção e sensibilização pela ANSR e serviços de segurança, bem como pelos mecanismos de fiscalização cada vez mais automática”, argumentou.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial