Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19País

Covid-19: OMS afasta que tenha tido origem em fuga de laboratório. É “extremamente improvável”

A transmissão do SARS-CoV-2 de morcegos para humanos através de outro animal é o cenário mais provável para explicar o início da pandemia, segundo o relatório da OMS e da China, que considera “extremamente” improvável um incidente num laboratório.

É defendida a teoria de que a transmissão do vírus ocorreu através de um animal reservatório, ao que tudo indica o morcego, para o homem por outro animal que ainda não foi identificado.

A possibilidade de propagação direta de morcegos para humanos foi averiguada, mas foi posta de lado como a principal possibilidade de transmissão do vírus. No que toca às espécies animais que, eventualmente, poderão ter sido responsáveis pela transmissão do novo coronavírus dos morcegos para os humanos, o estudo relembra que foram encontrados vírus muitos semelhantes nos pangolins. Porém, as martas e os gatos também são suscetíveis a este vírus, o que sugere que também eles poderão ser portadores da doença.

Os especialistas também não descartaram a transmissão por carne congelada – pista privilegiada por Pequim – julgando que esse cenário é “possível”.

Afastada está a probabilidade de se ter tratado uma fuga do vírus de um laboratório. É, segundo este estudo, uma possibilidade “extremamente improvável”, referem a OMS e a China, país onde surgiu a Covid-19.

Fonte: Diário de Noticias

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial