Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19PaísPortugueses

19 concelhos em risco de o desconfinamento ser reavaliado

A partir da próxima segunda-feira, arrancando a segunda fase de desconfinamento, há 19 concelhos que se ficarem acima do número de casos permitidos, daqui a duas semanas, voltam a confinar.

O Governo decidiu que todo o país dava o primeiro passo em frente em conjunto, sem diferenças, mas que na próxima revisão do estado de emergência se os números, que o Governo determinou para acertar o nível de risco, se mantivessem acima do patamar dos 120 casos por 100 mil habitantes, o desconfinamento pode e deverá ser travado nestes concelhos.  

Veja se encontra-se num dos concelhos que vão ser reavaliados.

Segundo o primeiro-ministro, António Costa, explica que o objetivo de esperar duas semanas serve para dar tempo aos locais de controlar a situação e o risco.

Para além destes 19, os seus vizinhos também podem estar em risco de regredirem. Os especialistas propuseram ao Governo um novo indicador, a formulação de um cálculo, que permitisse perceber, rigorosamente, aonde se conseguia concluir se os concelhos vizinhos dos casos de risco deveriam se enquadrar na mesma situação epidemiológica ou não. Para já ainda não foi tomada uma decisão.

Se daqui a 15 dias, a segunda avaliação nos mesmo concelhos não se tiver alterado, se o número de casos por 100 mil habitantes estiver acima do limiar, então nestes concelhos não se deve avançar para além de a segunda fase de desconfinamento, tendo então que se impor um travão.

FONTE: Expresso

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial