Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19

Espanha mantém fronteira com Portugal fechada até pelo menos 16 de abril

Segundo uma decisão publicada hoje no boletim oficial do Estado espanhol, o país vizinho de Portugal vai manter até 16 de abril, pelo menos, os controlos na fronteira devido à pandemia da Covid-19.

Na ordem do Ministério do Interior espanhol lê-se que “a situação epidemiológica em Espanha e Portugal aconselha à manutenção de medidas preventivas de restrição de mobilidade no interior do território e, correspondentemente, após consultas com as autoridades portuguesas, decidiu-se manter os controlos na fronteira interior terrestre entre ambos os países para além da Semana Santa”.

O primeiro-ministro português, António Costa, na passada quinta-feira, referiu que a fronteira ibérica continuaria fechada “com aquelas exceções que são conhecidas e têm vindo a ser praticadas”, sem avançar datas para a reabertura.

A fronteira com Espanha está fechada desde 31 de janeiro e, apenas é permitido passar nos pontos autorizados, os transportes internacionais de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e sazonais documentados, veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

No diploma do Ministério do Interior espanhol considera-se que o prolongamento do fecho da fronteira é “uma medida proporcional à gravidade da situação e é congruente com as medidas adotadas no interior do território espanhol”.

Em Espanha são várias as restrições à mobilidade da população que vigoram até 09 de abril para evitar deslocações durante a Semana Santa.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial