Plataforma de Comunicação Digital

CiênciaEducaçãoHistóriaPortugueses

Está aberto o concurso para a Agência Espacial Europeia e alguns dos concorrentes são portugueses

As candidaturas abriram a 31 de março e terminam dia 28 de maio.

Ser astronauta é o sonho de muitas crianças e não significa que a aspiração tenha de ficar apenas pela infância. Este ano, a Agência Espacial Europeia (ESA) abriu um concurso para selecionar astronautas. O processo está previsto terminar em Outubro de 2022 e que sejam escolhidos entre quatro e seis astronautas permanentes e 20 de reserva. Há portugueses a concorrer. Conseguirá algum sair vencedor?

No concurso deste ano, a ESA realçou que quer encorajar as mulheres a concorrer e que pretende também abrir candidaturas para o primeiro astronauta com algum nível de deficiência física – o primeiro parastronauta. Para se poder candidatar, tem de se ser cidadão de um Estado-membro da ESA ou de um país associado, ter pelo menos um mestrado em ciências naturais, engenharia, matemática ou em ciências computacionais ou uma experiência profissional de pós-graduação relevante de três anos. Até final de Maio, só terá de se enviar o currículo, uma carta de motivação ou um certificado médico de classe 2 que mostra que se está capacitado para se ser piloto.

Desde 1978 que a ESA só realizou três concursos para astronautas. A última vez que abriu candidaturas para a agência em 2008 e houve mais de 8400 candidaturas. De Portugal concorreram 210 pessoas (o que corresponde a 2,5% de todas as propostas) e dez que tinham Portugal como segunda nacionalidade. Dessas, 192 eram homens e 28 mulheres.

FONTE: Público

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial