Plataforma de Comunicação Digital

Cultura

Exposições de Giacometti, Lindbergh e Bacon no Porto e Gaia

Em abril, duas exposições de três artistas mundialmente conhecidos vão abrir uma nova ponte entre a Invicta e Vila Nova de Gaia. No próximo dia 15, o MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, na Rua das Flores, volta a abrir as portas ao público com uma exposição dupla incontornável: 110 obras que incluem as inconfundíveis esculturas em bronze do suíço Alberto Giacometti e a coleção vista pela lente do celebrado Peter Lindbergh.

Para António Tavares, o Provedor da Misericórdia do Porto, detentora do MMIPO, “esta exposição é a concretização de uma das últimas projeções de Peter Lindbergh, onde, aquando da sua visita ao Porto, procurou conhecer mais sobre a cidade, sobre nós, enfim, sobre o espaço e as gentes que iriam acolher esta exposição. Agora, num entorno tão peculiar, cabe-nos a nós cumprir este momento artístico, certos que a cidade e as nossas pessoas o irão saber celebrar e concretizar.”

Além da exposição, refere o comunicado, os visitantes vão poder antes de sair, provar um cálice de vinho do Porto Taylor’s no rooftop do museu com vista para o Douro. Depois, atravessando a ponto D. Luís, o público poderá a partir de 29 de abril e até 26 de setembro ver na Galeria WOW uma exposição de arte gráfica de Francis Bacon.

O artista surrealista, de origem irlandesa chegou a conhecer Alberto Giacometti. Sobre a sua arte, dizia em 1990 que sempre adorou “os retratos de Giacometti, principalmente os feitos a lápis ou a carvão.” Bacon afirmava: “de tudo o que ele fez, prefiro mesmo os seus desenhos à escultura. São a coisas mais forte que ele fez”. A amizade que uniu Bacon e Giacometti prolongou-se até à morte do escultor em 1966.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial