No Dia Mundial da Terra é debatido o plástico em Portugal

O PÚBLICO, em parceria com o projeto Plástico Responsável, vai promover uma conversa online sobre o que se está a fazer em Portugal para travar a proliferação desnecessária do plástico. No Dia Mundial da Terra, 22 de Abril, faz-se uma reflexão conjunta para uma responsabilidade comum.

Em 2020, assinalaram-se os 50 anos da data, criada para consciencializar a população mundial para o impacto ambiental da ação do homem. Este ano, o desafio global do Dia da Terra pede para restaurar o planeta. Em cinco décadas, pouco faltou para o planeta colapsar: das alterações climáticas à poluição por plástico, os ecossistemas estão em risco e urge uma ação efetiva e conjunta. É nessa linha que todos os anos o movimento Earthday.org procura mobilizar entidades e indivíduos para organizarem ações locais que, ao multiplicarem-se pelo mundo, funcionam como um todo. O grande objetivo de assinalar este dia é também catalisar uma espécie de colaboração global.

Em Portugal, o Pacto Português para os Plásticos (PPP) une Governo, empresas e associações num compromisso comum para que o plástico não chegue a converter-se em resíduo, procurando maximizar a vida útil dos objetos em plástico e conseguir assim uma verdadeira economia circular. Celebrado a 4 de Fevereiro de 2020, o PPP arrancou com 55 entidades, envolvendo agentes de toda a cadeia de valor do sector do plástico. Hoje, são quase 100 aderentes, entre os quais empresas de gestão de resíduos, retalhistas, autarquias e universidades, cada um contribuindo com conhecimentos relevantes e complementares em prol de um objetivo comum. Uma das principais metas do PPP é que todas as embalagens de plástico sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

FONTE: Público

Notícias relacionadas