Plataforma de Comunicação Digital

História

Descobertos dois animais escavadores que viveram há milhões de anos

Fósseis de duas espécies encontrados na China pertencem aos primeiros animais escavadores encontrados na Biota de Jehol.

Um era um réptil parecido com um mamífero e tinha 31,6 centímetros de comprimento. Denominaram-lhe de Fossiomanus sinensis. O outro era um primo distante dos mamíferos modernos com placenta e tinha 18,3 comprimentos. Teve como nome Jueconodon cheni. Apesar de serem filogeneticamente distantes, ambas as espécies descobertas, recentemente, viveram no Cretácico Inferior (entre há 145 e 100 milhões de anos) e eram escavadoras natas. Na revista Nature é revelada a sua identidade e mostrado que estes são os primeiros animais escavadores conhecidos a serem encontrados num ecossistema chamado “Biota de Jehol”.

Assim como tantos outros, os fósseis mencionados acima foram encontrados na Biota de Jehol por agricultores locais. Situada no Nordeste da China, a Biota de Jehol caracteriza-se pela sua abundância de fósseis bem conservados. Uma equipa de cientistas começou a estudar esses fósseis há cerca de quatro anos e agora descrevem-nos a todo o mundo.

FONTE: Público

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial