Na sexta-feira passada, entrou em funcionamento o Portal de agendamento para a 1º dose da vacinação contra o COVID-19, onde pessoas com 65 ou mais anos podem escolher a data e o local para serem vacinados.
Utentes considerados de risco que não fazem parte desta faixa etária continuarão a ser chamados pelos centros de saúde.
Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, confirmou à Renascença que já foram realizados 160 mil pedidos no mesmo Portal.
O agendamento é feito individualmente, a partir do Portal da Covid-19 e permite aos utentes desta faixa etária começarem a vacinação, na data e local onde pretendem ser vacinados.
Acendendo ao Portal, é lhe pedido a sua data de nascimento, de seguida é lhe apresentada uma data disponível, sendo que os utentes podem escolher outra data mais conveniente.
Se não houver vagas disponíveis, os utentes têm a escolha de ficar na lista de espera no local de vacinação que escolheram, ou então escolher outra data num ponto de vacinação diferente.
Após a inscrição, o utente irá receber um SMS (mensagem por telemóvel) com mais informações, ou seja, com a hora precisa em que será vacinado e no ponto de vacinação escolhido no Portal.
O pedido dos utentes, com 65 ou mais anos, que já contraíram a infeção do COVID-19, que já tomaram a 1º dose da vacina ou que já foram chamados para a mesma, não irão ser considerados para vacinação, neste Portal de agendamento.
FONTE: Sapo24