Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoSaúde

Morreu Nuno Ortigão, autarca da Foz do Douro

Nuno Ortigão morreu esta quarta-feira, aos 57 anos, vítima de cancro. A Câmara do Porto vai assinalar, esta quinta-feira, um dia de luto municipal pela morte do presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Natural do Porto, Nuno Ortigão desempenhou, funções de diretor de comunicação e, mais tarde, de exploração, na empresa Metro do Porto. O município lembra que, depois de se ter licenciado em Ciências Históricas pela Universidade Portucalense em 1988, o autarca concluiu, uma década mais tarde, uma pós-graduação em Gestão pelo Instituto Superior de Estudos Empresariais (ISEE), da Universidade do Porto. Nessa altura era “diretor de comunicação de uma grande empresa nacional”.

Chegou à Metro já em 2000, vindo da STCP, com Oliveira Marques, gestor que acumulava, nessa altura, a liderança da histórica empresa de transporte rodoviário do Porto e do sistema de metropolitano, que dava os primeiros passos. Foi mandatado para criar a direção de comunicação da empresa. Jorge Morgado, atual responsável por esse sector na Metro, recorda o papel do antigo companheiro na criação da marca da empresa, um “m” serpenteando dentro de um círculo, e lembra que já tinha sido ele a desenvolver, na STCP, o logótipo que esta outra empresa ainda utiliza. 

“São duas marcas que rolam pela cidade. São as marcas que o Nuno deixa”, declara Jorge Morgado, explicando que, tanto na comunicação, como no trabalho operacional, enquanto diretor de exploração, Nuno Ortigão tentou sempre “nivelar por cima” a imagem da empresa. Afirma, ainda, que ajudou, por exemplo, a que esta abrisse portas das estações às iniciativas culturais.

Nuno Ortigão ainda manteve a atividade na empresa após a eleição para as freguesias do lado mais ocidental do Porto, pelo grupo de independentes liderados por Rui Moreira, em 2013. No entanto, e face à importância que atribuía ao trabalho autárquico, explica o amigo, saiu da empresa em 2016. Em 2017, viu reforçada a maioria absoluta que conquistara quatro anos antes, conseguindo, aliás, o melhor resultado entre as freguesias ganhas por Rui Moreira, lembra Morgado.

FONTE: Público

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial