Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

FITEI está de regresso ao Porto

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de regresso à Cidade do Porto entre os dias 1 e 16 de maio com uma programação que promete surpreender.

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica – FITEI – está de regresso com a sua 44ª edição. Este ano, o festival será organizado de acordo com uma ideia de sustentabilidade nas mais variadas vertentes: ambiental, política, individual, afetiva e até mesmo mental. Mas a principal novidade deste ano prende-se com o lançamento da plataforma digital – FITEI Digital – uma plataforma pioneira em canais de streaming dedicados ao teatro em Portugal. Nesta plataforma, para além de poder assistir aos eventos realizados online, vai encontrar outros conteúdos complementares que estarão em constante atualização.

O Festival inclui, então, 14 espetáculos presenciais e 10 online, 7 são estreias absolutas e outras tantas estreias nacionais. Na cidade do Porto, os espetáculos iniciam-se com “Estado Vegetal”, da dramaturga chilena Manuela Infante. Esta é uma reflexão sobre as formas de habitar o planeta e a relação com os estados vegetais, temas que também serão abordados no espetáculo “Selva Coragem“, do Teatro do Frio. Também o espetáculo “Amarillo”, da companhia mexicana Línea de Sombra, vai presentear a cidade com uma reflexão sobre as fronteiras – físicas e psicológicas – que separam o México dos EUA. “Reconciliação” marca o resultado artístico no FITEI 2019, trata-se de uma entrevista em que Alexandre Dal Farra e Patrícia Portela falam de gestos que originaram a reconciliação entre Portugal, Brasil e África. A sustentabilidade intimista, de corpos e afetos, é abordada por Renata Carvalho em “Manifesto Transporfágico”. Raquel André vai experimentar a partilha de intimidade de práticas artísticas na sua nova criação “Coleção de Artistas”, do FITEI 2019. “Artaud” é outro espetáculo de Sérgio Boris que estará em exibição, assim como “O Dia da matança da história de Hamlet”, de Koltés.

FITEI conta com uma nova parceria com a cidade de Viseu, onde também serão exibidos alguns dos seus espetáculos. A programação inicia-se em Viana do Castelo, com os espetáculos “Qué locura enamorarme yo” de ti.

Para mais informações, visite o site do FITEI aqui.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial