Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19Politica

Medidas para a última fase do desconfinamento são aprovadas hoje

Esta quinta-feira, o Governo irá aprovar as medidas para o última fase do plano de desconfinamento no Conselho de Ministros.

Deverão regressar os grandes eventos exteriores e interiores com diminuição de lotação, todas as modalidades desportivas e os restaurantes, cafés e pastelarias, sem limite de horários, com máximo seis pessoas (por mesa) no interior e dez pessoas (por mesa) na esplanada.

A quarta fase do plano de desconfinamento, de forma ainda a conter a pandemia do COVID-19, entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 3 de maio, sendo que o país já não estará em estado de emergência a partir de amanhã, sexta-feira, por decisão do Presidente da República.

Esta será então a última fase onde a população poderá ver o regresso de todas as modalidades desportivas e da atividade física ao ar livre e nos ginásios. Ainda passando a ser possível a realização de casamentos e batizados, com 50% da lotação.

Bares, discotecas e espaços infantis ainda não foram discutidos pelo Governo, nem fazem parte do plano de desconfinamento. Concluindo que ainda não há uma data definitiva para a reabertura destes espaços.

Se o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus ultrapassar 1 ou se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção por 100 mil habitantes dentro de 14 dias, então as medidas poderão vir ser revisadas, com o risco de o Governo decidir retroceder no plano de desconfinamento.

Já certos concelhos não vão avançar para a última fase de desconfinamento, e ainda outros vão até voltar atrás para uma fase mais inicial. Não é o caso do concelho do Porto, nem Vila Nova de Gaia.

FONTE: JN

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial