Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

Cartaz Cultural – Semana 5 a 11 de maio

Esta é mais uma semana cheia de eventos culturais. Das mais variadas salas de espetáculos até sua casa, o Cartaz Cultural inicia-se com:

  • O dia 6 de maio, com “Teatro do Noroeste – Rottweiler”, no Rivoli, pelas 19h30. Este evento tem um valor de 7 euros, uma duração de 1h10 e está classificado para maiores de 14 anos.

Esta é uma peça de teatro que retrata o tema das Fake News, em português, notícias falsas. Aqui, uma mentira pode ser difundida como sendo verdade para todo o mundo e para milhões de pessoas de forma instantânea. O próprio termo “mentira” tornou-se politicamente incorreto, assumindo-se como sendo “pós-verdade”.

  • O dia 6 de maio conta, também, com “Janaina Leite – Stabat Mater”, pelas 21 horas no site do Rivoli. Este é, por isso, um evento online com um valor de 3,50 euros, com uma duração de 1h40 e está classificado para maiores de 18 anos.

Neste espetáculo Janaina Leite propõe o formato de uma palestra-performativa sobre a história da virgem Maria ao longo dos séculos.

  • O dia 7 de maio tem “Teatro de Ferro e Teatro de Marionetas do Porto – Igor Gandra”, pelas 18h30 no dia 7 de maio e pelas 11 horas no dia 8 de maio, no Rivoli- O seu preço é de 9 euros, a sua duração de 50 minutos e está classificado para maiores de 14 anos.

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as duas companhias uniram-se e construíram uma máquina-do-tempo, em que se imagina uma tentativa de ressuscitar um dos grandes poetas de todos os tempos. Se ficou curioso para saber quem é este poeta, basta então assistir a este evento.

  • No dia 7 ainda pode ver “Um Museu Vivo de memórias pequenas e escondidas” no Teatro Carlos Alberto pelas 15 horas nos dias 7 e 8 de maio.

Este é um evento que está classificado para maiores de 12 anos e trata-se de uma compilação de 7 palestras performativas sobre o Estado Novo, a Revolução e a PREC. Resulta de uma investigação histórica e política sobre memórias, narrativas e imagens dos últimos 89 anos de Portugal.

  • O dia 7 reserva, também, “Sonhos Mágicos” um evento pensado para os maios novos no Teatro Sá da Bandeira pelas 21 horas no dia 7 de maio, pelas 11h, 15h e 18 horas no dia 8 de maio e pelas 16 horas no dia 9 de maio. Este evento tem um preço de 7 euros para adultos e de 5 euros para as crianças e está classificado para maiores de 6 anos.

Blue, o Artista, e a Bonequinha Karyna juntam-se em palco para um grande espetáculo de teatro performativo que promete fazer sonhar os mais pequenos e os mais crescidos. Com números de magina, malabarismo, música, dança e convidados especiais, a diversão está garantida para toda a família.

  • Para terminar o dia 7 de maio “Estados da Nação”, na Casa da Música pelas 19h30. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

A Orquestra Sinfónica propõe um final de tarde inteiramente preenchido por partituras de compositores portugueses. Carlos Lopes, Jovem Compositor em Residência na Casa da Música em 2021, apresenta em estreia mundial Epóxi, obra que escreveu especificamente para a formação sinfónica residente da Casa. 

  • O dia 8 conta com “Artaud”, pelas 21 horas no dia 8 de maio e 23h59 no dia 9 de maio, no Teatro Nacional São João. Este é um evento com um valor de 2 euros e uma duração de 1h20.

No cruzamento de universo de Artaud, um hospital psiquiátrico pode, um dia, transformar-se no simples parque de estacionamento de um centro cultural, onde muitas coisas podem acontecer.

  • O dia 9 apresenta “Canções Nórdicas”, pelas 11 horas na Casa da Música e conta com um valor de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Numa manhã de domingo dedicada à música que chega do Norte, um dos destaques é Finlandia. O poema sinfónico, de forte inspiração tradicional, foi criado para um cortejo patriótico em Helsínquia no tempo da ocupação russa e tornou-se um símbolo de resistência.

  • Passando para o dia 10 de maio “Alexandre Del Farra e Patrícia Portela – Reconciliação”, pelas 21 horas no site do Rivoli. O seu valor é de 3,50 euros, tem uma duração de 1h20 e está classificado para maiores de 14 anos.

A partir da justaposição de vários quadros no Mundo, Alexandre Del Farra e Patrícia Portela formam uma paisagem de memórias e de imagens das últimas duas décadas do Brasil e de Portugal.

  • “Sem título”, também no dia 10 de maio pelas 19 horas no Coliseu do Porto, com um valor de 5 euros, uma duração de 30 minutos.

Este evento está classificado para maiores de 6 anos e trata-se de um espetáculo apresentado pelo Balleteatro, com Luís Guerra a trabalhar a partir de um conjunto de ideias guardadas há algum tempo na gaveta. O resultado é uma pausagem coreográfica abstrata e dinâmica, uma viagem por sítios onde, talvez, ainda não tenhamos estado.

  • Ainda no dia 10 “Quanto mais debates… A Liberdade”, pelas 19 horas na Casa da Música. Este é um evento gratuito mediante levantamento de bilhete. A sua duração é de 1h30.

Neste espetáculo temas como o amor, a liberdade, a desconfiança, a felicidade, a cidadania e a morte serão abordados por pessoas que irão surpreender, em muito, o público que vai assistir a este evento.

  • Por fim, o dia 11 de maio conta com “Realidades Paralelas” pelas 19h30 na Casa da Música. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Aqui as interrogações sobre o carácter mediatizado da sociedade em que vivemos marcam este concerto, desde logo com uma obra de Igor C. Silva que se debate com a forma como a televisão pode afetar a perceção do real. 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial