Site icon Rádio Portuense

Cartaz Cultural – Semana 5 a 11 de maio

Esta é mais uma semana cheia de eventos culturais. Das mais variadas salas de espetáculos até sua casa, o Cartaz Cultural inicia-se com:

Esta é uma peça de teatro que retrata o tema das Fake News, em português, notícias falsas. Aqui, uma mentira pode ser difundida como sendo verdade para todo o mundo e para milhões de pessoas de forma instantânea. O próprio termo “mentira” tornou-se politicamente incorreto, assumindo-se como sendo “pós-verdade”.

Neste espetáculo Janaina Leite propõe o formato de uma palestra-performativa sobre a história da virgem Maria ao longo dos séculos.

Nesta cocriação entre o Teatro de Ferro e o Teatro de Marionetas do Porto, as duas companhias uniram-se e construíram uma máquina-do-tempo, em que se imagina uma tentativa de ressuscitar um dos grandes poetas de todos os tempos. Se ficou curioso para saber quem é este poeta, basta então assistir a este evento.

Este é um evento que está classificado para maiores de 12 anos e trata-se de uma compilação de 7 palestras performativas sobre o Estado Novo, a Revolução e a PREC. Resulta de uma investigação histórica e política sobre memórias, narrativas e imagens dos últimos 89 anos de Portugal.

Blue, o Artista, e a Bonequinha Karyna juntam-se em palco para um grande espetáculo de teatro performativo que promete fazer sonhar os mais pequenos e os mais crescidos. Com números de magina, malabarismo, música, dança e convidados especiais, a diversão está garantida para toda a família.

A Orquestra Sinfónica propõe um final de tarde inteiramente preenchido por partituras de compositores portugueses. Carlos Lopes, Jovem Compositor em Residência na Casa da Música em 2021, apresenta em estreia mundial Epóxi, obra que escreveu especificamente para a formação sinfónica residente da Casa. 

No cruzamento de universo de Artaud, um hospital psiquiátrico pode, um dia, transformar-se no simples parque de estacionamento de um centro cultural, onde muitas coisas podem acontecer.

Numa manhã de domingo dedicada à música que chega do Norte, um dos destaques é Finlandia. O poema sinfónico, de forte inspiração tradicional, foi criado para um cortejo patriótico em Helsínquia no tempo da ocupação russa e tornou-se um símbolo de resistência.

A partir da justaposição de vários quadros no Mundo, Alexandre Del Farra e Patrícia Portela formam uma paisagem de memórias e de imagens das últimas duas décadas do Brasil e de Portugal.

Este evento está classificado para maiores de 6 anos e trata-se de um espetáculo apresentado pelo Balleteatro, com Luís Guerra a trabalhar a partir de um conjunto de ideias guardadas há algum tempo na gaveta. O resultado é uma pausagem coreográfica abstrata e dinâmica, uma viagem por sítios onde, talvez, ainda não tenhamos estado.

Neste espetáculo temas como o amor, a liberdade, a desconfiança, a felicidade, a cidadania e a morte serão abordados por pessoas que irão surpreender, em muito, o público que vai assistir a este evento.

Aqui as interrogações sobre o carácter mediatizado da sociedade em que vivemos marcam este concerto, desde logo com uma obra de Igor C. Silva que se debate com a forma como a televisão pode afetar a perceção do real. 

Exit mobile version